Notícias

Metrópole Digital abre curso gratuito de programação para alunos da rede pública

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu inscrições para a primeira edição do curso “Clube de Programação”, que é gratuito e voltado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, para os quais serão oferecidas 90 vagas. Trata-se de uma atividade de extensão realizada em parceria com Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN!) e a colaboração da Secretaria de Estado, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec).

O curso é feito através de “diversas ferramentas de programação visual, com o auxílio de jogos digitais, seguindo o modelo internacional do Code Club, uma rede de clubes de programação. Eles têm como missão dar uma chance para os jovens de 9 a 14 anos aprenderem a programar”, explica o coordenador da ação, o professor do IMD Charles Madeira.

Nesta primeira edição, as 90 vagas oferecidas são distribuídas em três turmas (30 vagas para cada), com aulas acontecendo sempre aos sábados pela manhã, entre os meses de setembro e dezembro, totalizando 10 módulos. As atividades e os conteúdos educacionais serão desenvolvidos de modo a estimular nos alunos a prática do raciocínio lógico, do pensamento crítico, da criatividade e resolução de problemas.

As aulas vão acontecer no laboratório A 101, no IMD, e serão ministradas por alunos de graduação da UFRN, sobretudo aqueles vinculados ao Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI). Caso o número de interessados exceda a quantidade de vagas, a seleção será feita pela ordem de inscrição.

Os interessados têm até o próximo sábado (21) para se inscrever, o que pode ser feito por meio deste link (clique aqui).

Pensa RN!

Lançado recentemente na Campus Party 2019, o “Pensa RN!” é uma ação que tem o objetivo de promover inovação em educação por meio do pensamento computacional. O programa propõe desenvolver ações pedagógicas em instituições de ensino básico do Estado.

Para isso, oferece ensino inovador, capacitando alunos e professores da rede pública e permitindo a aquisição de habilidades no acesso à internet e a tecnologias digitais. Para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo Pensa RN! acesse o site.

Além do IMD, o programa tem parceria com o Governo do Estado, por meio da Seec, do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Núcleo de Educação da Infância (NEI-UFRN) e Code Club Brasil (rede nacional de voluntariado que cria clubes de programação e materiais didáticos).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.