Mercado chinês aberto RN já pode exportar melão para o país asiático

Uma excelente notícia para fruticultura brasileira. Nessa quarta-feira (22), o Departamento de Alfândegas da China (General Administration of Customs People’s Republic of China – GACC), emitiu relatório favorável às exportações de melões oriundos do Brasil. O resultado positivo deixou o setor produtivo otimista, principalmente do Rio Grande do Norte, estado maior produtor e exportador da fruta do país.

Para o titular da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Guilherme Saldanha, a medida é resultado de uma política de incentivo e atração de empresas, voltada para o fortalecimento do agronegócio potiguar, o que facilitou as negociações com o país asiático. “A expectativa é que nos próximos cinco anos, se possa dobrar a produção local, chegando a 20 mil hectares destinados à exportação para China. O que deve desencadear a abertura de aproximadamente 60 mil novos postos de empregos para atender a demanda. Possivelmente teremos embarques ainda nesta safra para os chineses”, destacou Saldanha.

É importante ressaltar que as negociações entre o RN e a China para comercialização da fruta e outros produtos, tiveram início em julho de 2019, com a visita da Cônsul Geral da República Popular da China no Brasil, Yan Yuqing, a convite da governadora Fátima Bezerra. Posteriormente a chefe do Executivo Estadual, a convite do Banco da China, esteve no país asiático, entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro de 2019, prospectando investimentos para o estado.

Por fim, na semana passada, entre os dias 12 e 17, um grupo de técnicos chineses estiveram visitando grandes fazendas de melão do RN, para avaliar as condições fitossanitárias de produção. A comitiva foi acompanhada por técnicos do Mapa, Governo do RN, Sape, Idiarn e Coex, instituição responsável pelo monitoramento e fiscalização do controle de moscas das frutas no RN, área reconhecida como livre da praga, única no Brasil.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.