Notícias

Melhores universidades e faculdades do Brasil, segundo o MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (22) as notas dos cursos superiores avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014. Os resultados foram publicados na última edição do Diário Oficial da União (DOU).

O exame analisa o nível de conhecimento dos alunos dos últimos anos da graduação e utiliza os resultados para compor as notas dos cursos das instituições de Ensino Superior.

Para ser considerado um curso de excelência, segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), é preciso que ele alcance uma pontuação na faixa dos 4 a 5 pontos no Índice Geral de Cursos (IGC), que classifica as instituições com notas de 1 a 5. Aqueles que ficarem abaixo dos 3 pontos serão classificados como insatisfatórios e estarão proibidos de abrir novas vagas e fechar contratos com o programas do Governo Federal, como o Fundo de Financiamento de Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Na última edição do Enade, aplicada em 2014, foram avaliados cursos como Letras, História, Pedagogia, Ciências da Computação, Engenharias, Arquitetura, Química, Artes Visuais, Educação Física e outros ligados às áreas da educação, tecnologia e arte.

Duas universidades do Rio Grande do Norte ficaram com conceito 4 na avaliação do MEC. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte despontou como a melhor do Estado, com o Índice Geral de Cursos contínuo de 3,665, já Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) ficou com IGC contínuo de 3,283.

Dos centros universitários, o Centro Universitário do RN (UNI-RN) ficou com a 4ª colocação no ranking nacional, com Índice Geral de Cursos (IGC) de 3,360 e conceito 4. Assim como a UNI-RN, o Centro Universitário Facex (Unifacex) também se destacou, obtendo conceito 4 e IGC de 3,304.

Confira as tabelas com as melhores universidades, faculdades e centros universitários do Brasil, segundo a mais recente avaliação do MEC. Clique AQUI.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.