Notícias

Melhora das vendas do comércio impulsiona recuperação da confiança no varejo

O comércio brasileiro recuperou o fôlego e a expectativa para os próximos meses é de otimismo. Pelo menos é o que aponta o Índice IFECAP de julho, que trouxe melhora nos três indicadores de confiança em sua última medição. No índice geral, que leva em consideração o ajuste sazonal, houve alta de 4,9%, atingindo 121,37 pontos, melhor desempenho do trimestre.

“Os índices favoráveis são fruto da melhora nas vendas no mês de junho e da sensação de otimismo para os próximos meses, motivada pelas datas comemorativas”, analisa Erivaldo Vieira, Coordenador do Núcleo de Pesquisa da FECAP. O Indicador Momento Atual das Vendas teve alta de 8,7%, passando de 103,22 para 122,19 pontos, nível 10% acima da média dos últimos doze meses. Já o Índice Futuro ficou em 135,14, crescimento moderado de 0,6%.

Em relação à análise dos números, sem levar em conta o ajuste sazonal, os resultados mostram percepção conflitiva em comparação a julho de 2017: o Índice Momento Atual é 6% superior aos valores registrados naquele período e os números do Índice Futuro estão 3% abaixo dos valores de um ano atrás. A média móvel trimestral do IFECAP apresentou ainda redução de 3% em relação ao mês de junho de 2018.

comércio

O parâmetro que mais influenciou a confiança do empresariado do comércio no mês passado foi o Índice Momento Atual dos Negócios, que chegou ao maior nível dos últimos doze meses (109,88 pontos), registrando crescimento de 13,9% em relação ao mês anterior.

“Parte da rápida melhora de percepção dos empresários é proveniente da recuperação das vendas depois do choque de demanda e de abastecimento decorrente da greve dos caminhoneiros e, também, da comparação com os valores do ano anterior”, explica Vieira. Os Indicadores de Momento Atual de Vendas e Momento Atual de Encomendas estão 22,3% e 7,6%, respectivamente, acima dos valores registrados no mês de julho de 2017.

Já o Índice Futuro de Vendas passou de 139,27 para 142,22 pontos neste mês, crescimento de 2,1% em relação ao mês anterior e de 6,7% em relação ao ano anterior. Apesar do resultado positivo, os números ainda estão 13% abaixo dos registrados em março deste ano, o que mostra ainda uma frustração em relação a expectativa de cinco meses atrás.

O Índice Futuro das Encomendas, por sua vez, apresentou números negativos em todos os comparativos, sendo 1,1% em relação ao mês anterior e 7,5% em relação ao ano anterior. O indicador em julho ficou em 128,07 pontos, nível 19% abaixo de janeiro de 2018, quando chegou ao maior valor dos últimos doze meses.

Outras informações

A decomposição do IFECAP por porte de empresa mostra que somente as médias empresas recuaram suas expectativas no mês de julho. As demais, inclusive, avançaram no indicador e registraram níveis mais altos de otimismo.

Os resultados analisados por região mostram melhora nas expectativas em seis regiões e piora em outras três. As regiões com variação negativa foram Presidente Prudente, Bauru e Ribeirão Preto.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.