Destaques, Universo

Melhor chuva de meteoros do ano poderá ser vista hoje

(ANSA) – Uma das mais espetaculares chuva de estrelas cadentes do ano poderá ser vista na noite desta quarta-feira (13) e madrugada de quinta (14). Conhecida como Geminídios, o fenômeno acontece no mundo inteiro, inclusive no Brasil, e poderá ser visualizado a olho nu. De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), esta será a melhor chuva do ano.

Estão previstos em torno de 120 meteoros por hora. O número é bem maior do que o das chuvas de meteoros anteriores, que alcançaram o pico de 20 a 100 estrelas cadentes por hora. A melhor visibilidade será entre 1h e 3h da manhã, informa os meteorologistas. O céu mais limpo, com o horizonte aberto ajudará as pessoas a admirarem a chuva.

Segundo o Observatório Nacional, os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra. A partir disso, eles queimam parcial ou totalmente, devido ao atrito com o oxigênio. Desta forma, o fenômeno gera um risco luminoso no céu, a chamada estrela cadente. O Geminídios acontece justamente quando o planeta orbita a constelação de Gêmeos.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.