Notícias

Médicos realizam paralisação unificada no Walfredo Gurgel

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN) realiza um Ato Unificado na próxima terça-feira (25), a partir das 8h30, em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). Médicos que fazem parte da rede municipal de Saúde de Parnamirim e de Natal, e os médicos lotados na Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) estão sendo convocados para o protesto.

De acordo com o sindicato, “ação acontece em protesto pelo descaso dos gestores e a falta do pagamento dos salários dos médicos”, que vêm ocorrendo desde o mês de janeiro deste ano, por parte dos governos. Votada em assembleia, uma greve no modelo Operação Padrão, já acontece, desde o dia 14 desde mês, em todas as unidades de saúde.

Na luta pelos direitos dos médicos, o Sinmed/RN emitiu durante a semana algumas notas sobre a importância da união dos médicos nesse momento de dificuldades.

Parnamirim

Em Parnamirim, os médicos da Upa de Nova Esperança realizam desde o 11º dia deste mês a Operação Padrão, com atendimento apenas de casos com classificação de cor vermelha e laranja, correspondentes a Emergência e Muita Urgência.

Entre os principais problemas enfrentados estão à falta de pagamento dos salários e a formalização dos contratos de trabalho para os médicos que atuam na unidade.

Natal

Em Natal a situação do atraso de salários e a falta de condições básicas de trabalho ocasionaram o início da greve. Médicos da rede municipal de saúde atendem desde o dia 14 de outubro apenas 50% dos pacientes, e nas UPAs segue o atendimento apenas de pacientes com classificação de cor vermelha e laranja.

Os médicos ainda sofrem com a espera da implementação do PCCV, aprovado em março, sancionado em abril deste ano e ainda não implementado, pela atual gestão.

Governo do Estado

No Estado as dificuldades e atrasos recorrentes, culminaram mais recentemente, em um atraso no pagamento dos salários que já dura mais de 20 dias. Além dos salários atrasados, a falta de condições de trabalho, as dificuldades em fechar as escalas de plantão, o número reduzido de servidores e a perda da insalubridade para os médicos aposentados, são alguns dos motivos que levaram a greve na rede estadual.

Sindicatos

Outros sindicatos da saúde, como SOERN e SIPERN, também se juntam ao Sinmed RN no próximo dia 25 de outubro para um ato público em frente ao HMWG, para cobrar a regularização nos calendários de pagamento.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.