Notícias

Médicos de Natal ameaçam greve geral a partir de dezembro

Durante reunião realizada na Câmara Municipal de Natal (CMN), com membros da Comissão de Saúde da Casa e com o presidente da CMN, Paulinho Freire (PSDB), os médicos declararam que a partir do mês de dezembro, caso as gratificações não sejam pagas, haverá greve geral no município.

São mais de seis meses recebendo metade da remuneração devida. Com apenas cinquenta por cento dos vencimentos remuneratórios, os médicos aprovados no concurso de 2018 estão cumprindo suas jornadas de trabalho e as metas de atendimento estipuladas pela prefeitura do Natal normalmente, sem perspectiva de solução para o pagamento.

“Os médicos querem receber a gratificação e já estão no limite. Nós estamos agora parando os atendimentos uma vez por semana, mas se as gratificações não forem pagas até dezembro então será greve geral, paralisação por tempo indeterminado, tanto os médicos chamados no último concurso quanto os mais antigos. Pois outra reivindicação da categoria é o pagamento dos salários de acordo com a tabela prevista no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos”, afirmou Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos do RN.

Atualmente os médicos estão recebendo os valores relativos à tabela do ano de 2016 e reivindicam receber conforme os valores estabelecidos para 2019.

De acordo com o vereador Fernando Lucena (PT), presidente da Comissão de Saúde da CMN, em reunião realizada na última terça-feira (29) com o prefeito do Natal, Álvaro Dias, foi informado que existe uma verba a ser liberada para que sejam efetuados estes pagamentos das gratificações dos últimos seis meses e o retroativo para os médicos que foram chamados no concurso ainda em 2018 e passaram a receber a gratificação apenas no mês de abril deste ano.

Com base nesta informação, ficou agendada uma reunião entre a categoria médica, a comissão de saúde e os secretários de saúde e de administração do município para a próxima segunda-feira, 4/11, para que detalhem de que forma e a partir de quando os médicos terão os pagamentos das gratificações efetuados.

Para Lucena, não é admissível que a prefeitura pague o dobro do valor dos vencimentos para os médicos da cooperativa e não pague a gratificação aos médicos concursados.

“Espero que até o fim do ano seja regularizado o pagamento porque os médicos concursados estão pedindo exoneração. Vemos aqui que não há interesse público. Por incrível que pareça, não tem dinheiro pra pagar o médico que passou no concurso, mas tem para pagar a cooperativa. Esse acordo com a cooperativa [de pagar o dobro do valor] é uma afronta aos médicos”, enfatizou o vereador.

No dia 04 de novembro os médicos de Natal realizam mais um dia de paralisação dos atendimentos nas unidades de saúde, em reivindicação pelo não pagamento das gratificações.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.