MEC revoga portaria que acabava com cotas para negros e índios em cursos de pós-graduação

MEC revoga portaria que acabava com cotas para negros e índios em cursos de pós-graduação

MEC revoga portaria que acabava com cotas para negros e índios em cursos de pós-graduação

Rafael Nicácio junho 25, 2020 Destaques

O Ministério da Educação (MEC) revogou a portaria nº 545/2020, assinada pelo ex-ministro Abraham Weintraub no último dia 18, que acabava com cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação. A Portaria nº 559/2020 torna sem efeito a medida aprovada pelo ex-ministro da educação.

A portaria nº 545/2020 foi o último ato de Weintraub no Ministério da Educação (MEC). Ainda no dia 18, foi anunciada a sua saída do cargo, que havia ocupado durante um ano e dois meses de gestão.

Cotas nos cursos de pós-graduação

As políticas afirmativas nos cursos de pós-graduação foram criadas em 2016 e estabelecia, que, em um prazo de 90 dias, as instituições federais de ensino superior deveriam apresentar propostas sobre inclusão de negros, indígenas e pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação (mestrado, mestrado profissional e doutorado). Com o ato, a portaria volta a vigorar.

Foto: Divulgação

Os cursos de pós-graduação são fundamentais para a carreira profissional dos brasileiros, principalmente aqueles que desejam seguir a carreira acadêmica. Os cursos de mestrado e doutorado possuem duração média de dois e quatro anos, respectivamente. Eles fazem parte da pós-graduação stricto sensu, voltadas para a área de pesquisa. Há ainda os cursos de especialização e MBA, focados no mercado de trabalho e atuação profissional.

Bolsas de estudo pós-graduação

Outra oportunidade para investir na carreira profissional é através das bolsas de estudo para pós-graduação que proporcionam descontos de até 70% nas mensalidades até o final do curso. As bolsas são concedidas pelo Educa Mais Brasil em parceria com as melhores faculdades e universidades particulares do país.

Não é necessário comprovação de renda. O único pré-requisito é não ter matrícula ativa na instituição de ensino que deseja estudar. A inscrição é gratuita. Clique no botão abaixo e confira as oportunidades disponíveis em todas as áreas do conhecimento.

Garanta sua pós-graduação com desconto

Outros artigos

Urbanização da Praia de Pirangi avança

junho 12, 2021

Urbanização da Praia de Pirangi avança

Os serviços da urbanização da orla de Pirangi seguem avançando, em Parnamirim. Nesta semana foi iniciada a construção de um muro de contenção, que vai permitir o as...