MEC divulga datas de inscrição do Sisu, Prouni e Fies

MEC divulga datas de inscrição do Sisu, Prouni e Fies

maio 12, 2020 0 Por Rafael Nicácio

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que não conseguiram uma vaga no ensino superior no primeiro semestre deste ano, vão ganhar mais uma oportunidade de pleitear o ingresso em um curso de graduação por meio dos programas do governo Sisu, Prouni e Fies para 2020.2. As datas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O primeiro passo para o início do processo seletivo do segundo semestre é a publicação de edital para que as instituições possam manifestar interesse em aderir aos programas do governo. Assim, os candidatos vão poder saber o número de bolsas ofertado e quais cursos estarão disponíveis. 

Datas do Sisu, Prouni e Fies 2020.2

Confira o período de inscrição e as regras para participar do processo seletivo para cada programa no segundo semestre:

Data Sisu 2020.2

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ser feitas entre 16 e 19 de junho. O programa seleciona candidatos para vagas em universidades públicas. Para participar é preciso não ter zerado a redação do Enem 2019. Algumas instituições também exigem notas de áreas do conhecimento específicas do exame de acordo com o curso de escolha.

Data Prouni 2020.2

Para o Programa Universidade para Todos (Prouni) as inscrições serão de 23 a 26 de junho. Para concorrer às bolsas de estudo integrais ou parciais do programa é preciso ter obtido uma média mínima de 450 pontos na soma das provas objetivas do Enem 2019, não ter zerado a redação e nem ter diploma de ensino superior. Além disso, também é necessário ter cursado o ensino médio em escola da rede pública ou particular, na condição de bolsista integral da instituição.

Outro critério do Prouni é o de renda do grupo familiar:

– ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (bolsa integral);
– ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos (bolsa parcial).


As bolsas Prouni também são destinadas a pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição. Nesse último caso, apenas para concorrer a cursos na modalidade licenciatura.

Data Fies 2020.2

Já para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) as inscrições serão de 30 de junho a 3 de julho. O programa é dividido em duas modalidades: a com juro zero (Fies) e a oferecida pelos bancos, mas com recursos públicos em que há cobrança de juros, o P-Fies. Para financiar a graduação pelos programas é preciso ter obtido uma média mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem e não ter zerado a redação.

A renda familiar per capita para concorrer na modalidade Fies é de até três salários mínimos, já para o P-Fies o teto são cinco salários mínimos.