Notícias

Mau hálito? Saiba como combater a halitose

Conferir o hálito para evitar uma situação desagradável no dia a dia é um hábito muito comum. O que nem todo mundo sabe é que a halitose pode ser sinal de que o organismo está em desequilíbrio. Além de indicar um problema de saúde, a doença pode também provocar um isolamento no ambiente social ou profissional.

Entre as causas mais comuns da halitose, estão os longos intervalos de jejum, que provocam a hipoglicemia e, consequentemente, a alteração no hálito. O uso de remédios que têm como efeito colateral a redução da saliva, formando placa bacteriana esbranquiçada na parte posterior da língua e no interior das amígdalas, também pode ocasionar a doença.

Por vezes, a halitose aparece ainda em pacientes que já sofrem de diabetes, disfunção renal grave, carência de vitamina C e outras doenças raras. No entanto, esses casos correspondem a um percentual mínimo em comparação com os de origem bucal. “Apesar de existirem cerca de 90 causas para o mau hálito, aproximadamente, 95% dos casos têm origem na boca, especialmente nas alterações da gengiva e do periodonto”, afirma Érika Vassolér, dentista e consultora de higiene bucal da Condor.

A maneira mais correta de combater o problema é procurando um dentista, que vai identificar o gatilho da doença e, se necessário, encaminhar o paciente a outros especialistas. O tratamento dependerá do diagnóstico. Em casos simples, o combate pode ser feito apenas com a escovação dos dentes pelo menos três vezes por dia e utilizando fio dental e enxaguante bucal regularmente. Além de manter a higiene bucal em dia, é recomendado evitar alimentos com proteína animal ou legumes, como repolho, e o consumo de bebidas alcoólicas. Frutas naturais, frutas secas, vegetais, gengibre e água são os maiores aliados na redução da halitose.

Mito ou Verdade

O que nem todo mundo sabe é que a halitose não é uma exclusividade dos adultos. As crianças também podem apresentar as características da doença. Para os pais e responsáveis, vale uma dica importante: é preciso estar atento ao identificar os sintomas, pois há diferença entre a halitose infantil e o mau hálito que pode ocorrer pela manhã e é resultado da escassez da saliva durante o sono. Na dúvida, o ideal é procurar um odontopediatra.

Outra questão que confunde muita gente é se a halitose é hereditária ou não. “O mau hálito em si não pode ser passado de geração em geração, porém doenças diagnosticadas e que causam o problema, podem ser hereditárias. Por exemplo, se uma mãe tiver uma doença que tem como sintoma o mau hálito, o filho também pode desenvolver tanto a doença quanto a halitose”, afirma a consultora.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.