Destaques, Educação

Matrícula escolar: antecedência para caber no orçamento e buscar melhores condições

escola
Foto: Ciete Silvério / Fotos Públicas

Planejar os gastos com antecedência é essencial para não desequilibrar as finanças, por isso iremos abordar, já agora, em setembro, sobre a matrícula escolar. Sem dúvida, a educação dos filhos é um investimento que os pais mais se preocupam, pois está ligado diretamente ao futuro deles, por isso para se prevenir e não ter surpresas ao longo do ano, o quanto antes se pensar no assunto, melhor.

“Para que esse planejamento seja feito de maneira assertiva, é preciso saber o quanto esse valor investido na educação dos filhos representa dentro do orçamento, portanto a família deve se reunir para diagnosticar as finanças, colocar tudo na ponta do lápis e, caso necessário, cortar gastos. Tudo para garantir às crianças um estudo de qualidade”, disse Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista.

Além disso, outros valores além da matrícula e mensalidade devem ser considerados, ou seja, aqueles que são intrínsecos à rotina escolar como uniforme, lanches, eventuais passeios, transporte, entre outras despesas. A compra de material escolar também é uma preocupação grande no início do ano, portanto verifique o que poderá ser reaproveitado para poder economizar em Janeiro.

Foto: Divulgação

Caso a situação não esteja favorável após esse verdadeiro Raio X das finanças, não tenha medo de negociar e pedir descontos (ou até mesmo procurar bolsa de estudo), pois isso faz parte do nosso cotidiano e na educação dos filhos não poderia ser diferente. Muitas pessoas evitam pedir descontos e deixam de economizar para manter um certo status ou até mesmo por timidez.

Mas como fazer isso? O primeiro passo é agendar uma reunião com a diretoria da escola e expor a situação. Explique que está passando por algumas limitações financeiras e, para não pesar no orçamento, veja a possibilidade de parcelar o valor da matrícula, evitando assim contrair dívidas ou até se tornar inadimplente. Quanto mais cedo for essa conversa, mais chance de ter sucesso na negociação. “Um bom argumento para conseguir descontos é verificar a possibilidade de adiantar pagamentos da mensalidade na hora da matrícula, assim a escola terá um sinal de segurança que os valores serão pagos o ano todo”, revela o educador financeiro Reinaldo Domingos.

Não deixe de pesquisar. Um bom negócio sempre está atrelado a uma boa pesquisa, portanto para ser ter um parâmetro de valores, busque consultar outras escolas com qualidade equivalente para poder ter mais argumentos na hora de negociar, além de também ficar por dentro das inovações e benefícios que a escola oferece para o ano letivo.

Por último lembre-se: uma negociação bem-sucedida deve agradar tanto a escola quanto aos pais, por isso haja com cordialidade e não tenha pressa em bater o martelo. Caso esteja satisfeito com a escola, elogie o que ela tem de bom, demonstrando assim boa vontade para chegar em um acordo benéfico para ambos os lados. Porém fique atento: as escolas também têm suas políticas e limites de valores, o bom senso nunca é demais.

Planejamento é a palavra-chave para começar 2019 com tranquilidade em relação ao futuro dos filhos, portanto mostre a eles a importância dos estudos e da educação financeira, explicando que o aprendizado tem um custo que deve ser cada vez mais valorizado. Além disso, reforce a importância da escola ter em seu currículo a educação financeira, que já é obrigatória segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Bolsa de estudo com descontos de até 70% para educação básica

A educação básica é a fase inicial para a conquista de um futuro promissor. É nesta etapa que são ampliadas as habilidades cognitivas, sociais e afetivas dos alunos, que devem receber um ensino de excelência, com vistas ao seu desenvolvimento global. São modalidades da educação básica no país a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Pensando nisso, o Portal N10 em parceria com o Educa Mais Brasil oferece ótimos descontos que você pode conferir clicando aqui.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.