Material radioativo de “alto risco para a saúde” é roubado no México

Material radioativo de “alto risco para a saúde” é roubado no México

O Governo do México emitiu um alerta na noite deste domingo (11) sobre o roubo de uma fonte radioativa na estrada de entrada do município de Teoloyucan, Estado do México.

A Coordenação Nacional de Proteção Civil (CNPC) dirigiu o alerta para as unidades de Proteção Civil do Estado do México, Cidade do México, Hidalgo, Querétaro, Michoacán, Guerrero, Morelos, Puebla e Tlaxcala.

De acordo com o comunicado, o recipiente roubado pesa aproximadamente 25 quilos e abriga Iridium-192 em seu interior, “com uma atividade de 68,89 Curies”.

As autoridades indicaram que a fonte radioativa pode representar um “alto risco para a saúde se […] for removida de seu recipiente”. Segundo a publicação, “foi assaltado com violência por volta das 05 horas na estrada de entrada do município de Teoloyucan, Estado do México”.

A fonte radioativa “pode ​​causar lesões permanentes” se “for extraída de seu recipiente, for manipulada” ou em caso de contato direto com ela por alguns minutos a horas, podendo ser fatal se uma pessoa permanecer em contato direto por horas ou dias, segundo especificado no alerta.

“Se a fonte for localizada, nenhuma manipulação do equipamento deve ser realizada, ou permanecer próximo a ela; estabelecer um perímetro de segurança e guarda com raio mínimo de 30 metros; notificar o achado imediatamente às autoridades federais”, relatou o governo mexicano, acrescentando que também é necessário “registrar as pessoas […] que possam ter estado localizadas dentro do raio de segurança”.

Esta não é a primeira vez que um isótopo radioativo Iridium-192 é roubado no México. Casos semelhantes também foram registrados nos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: