Notícias

Marketing vai além da propaganda: Saiba se apresentar na web

Existem diferenças entre o marketing e a propaganda publicitária, e muitas pessoas se perguntam quais são elas. Há quem garanta que se tratem da mesma coisa e outras que conseguem as diferenciar nos detalhes. 

Mas marketing não é propaganda. E existem pessoas que ainda acreditam que seja apenas fazer a venda para alguém que não precisa dele, ou então criar uma maneira de tornar o produto necessário. Ricardo Magro Advogado e Especialista em Marketing Digital para médicos diz que “essa imagem foi criada principalmente pelas empresas do passado. Isto porque, antes uma equipe oferecia determinado produto via telefone, o conhecido telemarketing, hoje um site é necessário!”

O marketing além da propaganda

E muito é feito para retirar essa imagem do marketing, uma vez que se trata de algo maior que uma campanha publicitária. A razão disso é que o marketing serve para responder muitas perguntas, como por exemplo quais são os potenciais consumidores e onde eles estão inseridos. 

Além disso, o marketing vai apresentar estratégias e as colocar em prática, possibilitando conhecer os seus concorrentes e fornecedores. Dentre elas, a criação de sites profissionais, implementar uma política de imagem nas redes sociais e participar de eventos estratégicos, por exemplo!

Ou seja, a propaganda é agora uma ferramenta do marketing para promover um produto ou marca. Dessa forma, a propaganda está inserida dentro do marketing. Dessa forma, os dois trabalham em conjunto para ajudar as empresas a se relacionar com o mercado. Além disso, auxilia nas atividades de dentro da empresa. 

Cabe ao marketing descobrir não só o mercado dos produtos em si, mas quais o macro que o envolve, como tecnologia, questões ambientais, etc. 

Como se apresentar na web?

Caso você tenha algum conhecimento estratégico, sabe as diferenças entre táticas e estratégia. Tática basicamente é saber o que fazer quando há o que fazer, estratégia é o contrário, sendo formas de fazer mesmo não possuindo nada. 

No marketing existe confusão entre esses dois, resultando em decisões frágeis, que não são fortes e nem fazem sentido com as estratégias da empresa. 

Para o marketing conseguir ter um bom resultado é necessário traçar bem os seus planejamentos e então definir a estratégia para a sua atuação. Estratégias essas que serão definidas de acordo com os quatro pilares do marketing.

É importante que você conheça seus pontos fortes e fracos, fazer a definição do seu público, estabelecer suas metas e formas para medir elas. 

E é claro que atualmente, com o avanço tecnológico, a concorrência na internet também é grande. Mas ninguém pode deixar de investir em marketing para ganhar destaque na web. E assim como o marketing tradicional, o digital exige planejamento, estratégia e o acompanhamento de seu trabalho constantemente. 

Quatro P’s do marketing

Antes de planejar, você deve conhecer os P’s do marketing. 

Produto

Trata-se de qualquer coisa que a empresa consiga produzir e vender por um valor, algo que outra pessoa queira adquirir e pagar. Está ligado diretamente em satisfazer um desejo ou necessidade de uma pessoa. 

Preço

Os comercializantes se preocupam se determinado produto está com o preço correto ou não. Para isso, deve-se levar em consideração os custos e as despesas para comercializar o seu produto. 

Mas também é importante ser justo com os consumidores. Ao mesmo tempo que oferecer um preço muito baixo pode parecer injusto com os outros comercializantes. Isso sem contar da necessidade de receber lucro com o que você está vendendo. 

Dessa forma, é necessário determinar uma demanda daquilo que será comercializado, neste caso, é utilizado um conjunto de técnicas qualitativas e quantitativas para determinar o valor esperado das vendas do produto na categoria de produtos. 

Praça

Diz respeito a como o consumidor entra em contato com as pessoas, sendo o local onde está sendo anunciado e vendido. 

Na web, é possível que esse conceito seja desenvolvido nas redes sociais, como o Facebook. 

O conceito de praça também significa como o produto será disponibilizado para o consumidor. E para isso ocorrer, é necessário que exista uma rede eficiente de distribuição, envolvendo seu cliente, o fornecedor ou distribuidor. 

Promoção

A promoção do marketing não tem nada a ver com os descontos. 

Os 4 P’s estão todos ligados para uma boa estratégia de marketing. 

O conceito de praça está diretamente ligado com o de promoção, já que a forma como o produto é apresentado interfere diretamente com as vendas. 

Mas as promoções não são somente as informações dos produtos. É relacionado ao cliente também. 

Vale lembrar que a ideia de criar valor a sua marca, está diretamente relacionada em como ela se comunica com o cliente. E é claro que o marketing vai além dos quatro p’s, mas é possível ter uma noção de como funciona e como pode ser útil para o seu negócio.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.