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Marketing no oceano azul: 4 formas de inovar e conseguir mais clientes.

Existem muitas formas de inovar e conseguir mais clientes quando se aborda a estratégia do Oceano Azul. Você já ouviu falar nesse conceito? É bem simples de entender, basta pensar em uma metáfora de um oceano com muitos, muitos tubarões. Esse oceano representa um mercado concorrido, com muitos grandes “players” já presentes nele. Como existem muitos tubarões, eles estão sempre comendo os peixes menores e brigando entre si, o que derruba sangue na água e a torna vermelha.

Já o Oceano Azul é aquele em que não existem grandes tubarões brigando. Até existem alguns peixes neles, mas o mar é praticamente inexplorado, com um gigantesco potencial (e espaço) para crescimento. Isso é ótimo, mas traz um problema: sem um mercado estruturado, fica difícil realizar “marketing” e comunicar ao seu cliente quem é a sua empresa, seu produto e como ele pode ajudar as dores do consumidor.

Por isso, é vital pensar em formas de inovar e conseguir mais clientes quando eles não conhecem sequer a categoria de produto que você vende. Quer ver algumas maneiras? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

4 formas de inovar e conseguir mais clientes no Oceano Azul

1. Trabalhe o SEO de seu site e seja encontrado!

Um detalhe básico para ter mais clientes em relação ao seu Marketing no Oceano Azul é conseguir ser encontrado na Internet. Hoje em dia, o Google tem 100 bilhões de buscas mensais, o que significa que pelo menos alguns dos seus clientes estão lá, nesse momento, buscando por você — ainda que não saibam disso.

Portanto, é vital que você tenha um bom trabalho de SEO para ser encontrado no Google pelos seus clientes em potencial. Realize uma boa pesquisa de palavras-chave e entenda quais são os termos que os seus clientes em potencial mais estão usando. Produza conteúdos e crie um funil robusto para atraí-los e conseguir fechar mais vendas dessa forma.

Também não se furte de produzir material explicativo mostrando o seu produto e/ou serviço. Eduque seu público para ele entender como funciona o que você tem a oferecer.

2. Ofereça planos de fidelização para criar uma base de clientes sólida.

Você sabia que o sistema de vendas por indicação é um dos mais poderosos para quem quer atuar no mercado do Oceano Azul. A razão para isso é bem simples de entender: o melhor prospector para o seu produto é justamente o seu cliente.

O que acontece é que o seu cliente com certeza conhece pessoas com problemas iguais? Portanto, se você solucionar o problema dele e oferecer um pequeno incentivo, com certeza ele encontrará novos clientes para você.

Portanto, use o sistema de vendas por indicação para conseguir mais clientes no momento inicial do seu negócio.

3. Elabore marketing de conteúdo para que seus clientes saibam mais sobre seus serviços.

Atuar no Oceano Azul é não ter concorrentes, mas não ter conhecimento sobre seu produto no mercado. Isso significa que você precisará educar as pessoas sobre como o seu produto ou serviço funciona.

A melhor maneira de realizar isso é com o Marketing de Conteúdo, explorando todas as mídias que façam sentido para a sua persona, como vídeos, “podcasts”, artigos em “blog”, infográficos e muito mais.

Ao produzir conteúdo de grande qualidade, educativo, mostrando os detalhes do seu produto e explorando-o profundamente, será possível educar o mercado e garantir que o público saberá quando e, porque comprar o que você vende.

4. Contrate influenciadores para que seu público conheça seus serviços, na prática.

Por fim, vale mencionar que às vezes pode ser importante contar com o apoio de pessoas que tenham mais conhecimento ou sejam mais famosas no mercado. Em muitas vezes, o seu negócio pode ter um ótimo produto, mas não tem a boa vontade do público para conseguir que efetuem os testes e comprovem a qualidade.

Boa vontade é algo raro na Internet e no mercado em geral. O público não tem muita intenção de parar para ouvir o que você tem a dizer e, assim, fica bem mais difícil conquistar o que quer que você queira alcançar.

Nesse sentido, a melhor estratégia é se vestir com a boa vontade destinada a outros e conseguir o seu espaço inicial dessa forma. Os influenciadores “online” (que já viraram até personagens de novela!) são as principais ferramentas para conquistar um pouquinho da atenção do público nesse primeiro momento.

Atenção: analise bem quais são os digitais influencers mais interessantes para você e faça parcerias apenas com aqueles que são relevantes de verdade.

Pronto! Gostou de conhecer essas formas de inovar e conseguir mais clientes no Oceano Azul? Com esse conhecimento, ficou mais fácil para a sua empresa atuar em um setor desconhecido, mas com grande potencial de crescimento, especialmente porque o seu próprio negócio pode ajudar a desenvolver todo esse potencial, ditando as regras do mercado.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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