ColunasWagner Santos

Marketing digital na área da saúde: tudo o que você precisa saber!

A chegada da internet e o seu desenvolvimento ao longo dos anos transformou a maneira como vivemos e, consequentemente, como divulgarmos nosso trabalho. Cada vez mais, utilizar as redes sociais e anúncios on-line é a principal forma de alcançar o maior número de pessoas e conquistar clientes.

Para fazer isso da maneira mais eficiente e assertiva possível, surge o marketing digital, que pode ser aplicado de formas diferentes em cada área. O marketing digital na área da saúde tem se mostrado uma ferramenta de resultados cada vez mais benéficos e eficazes.

Se você tem interesse em saber como funciona o marketing digital na área da saúde e como aplicá-lo da maneira correta, continue lendo este artigo!

Marketing digital na área da saúde

Não há dúvidas de que o marketing digital se tornou uma ferramenta poderosa e que faz parte do dia a dia das pessoas. Ele funciona como uma fonte de informação, entretenimento e uma excelente oportunidade de negócio.

Nos últimos anos, a internet se tornou uma grande fonte de pesquisa, principalmente, se tratando da área da saúde e se destacar nesse meio é fundamental. Ao investir no marketing digital na área da saúde, você pode conquistar resultados significativos, como:

  • Expandir o mercado;
  • Otimizar o atendimento;
  • Fidelizar seus clientes;
  • Tornar-se referência na sua especialidade;
  • Analisar e calcular o ROI de forma clara e objetiva.

5 benefícios do marketing digital na área da saúde

Apesar de ser uma prática relativamente recente, os benefícios do marketing digital são muito bons para serem ignorados. Veja 5 benefícios oferecidos pelo marketing digital na área da saúde:

Garantir o acesso à informação relevante e de qualidade

Através do marketing de conteúdo, você consegue garantir às pessoas informações relevantes e de qualidade. Um conteúdo seguro e confiável é ainda mais importante na área da saúde, uma vez que essas informações podem afetar diretamente na qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Com tantas “fake news” a respeito desses assuntos, produzir um conteúdo de qualidade irá além de ajudar muitas pessoas, ajudar a conquistar novos clientes.

Alcançar, conquistar e fidelizar mais pacientes

Como dito anteriormente, uma estratégia alinhada ao público que você deseja atingir irá aumentar a relevância do seu conteúdo e alcançar cada vez mais pessoas. O aumento de profissionais da saúde disponibilizando informações na internet mostra que as pessoas estão preocupadas com a saúde e, assim, é possível conscientizá-las a procurar um profissional.

Com um público ativo buscando profissionais qualificados, o marketing digital se torna a ferramenta mais eficiente para conquistar novos pacientes e fidelizá-los. Tudo isso irá aumentar a sua visibilidade e o tornará uma autoridade no assunto tratado em sua página. Com o tempo, as pessoas vão adquirindo cada vez mais confiança e segurança no seu trabalho.

Direcionar o conteúdo para um público ideal

Outro grande benefício do marketing digital na área saúde é que ele permite que o seu conteúdo e a sua divulgação sejam direcionados de maneira mais assertiva para um público qualificado e que tenha realmente interesse no trabalho oferecido por você. 

Através de campanhas de tráfego pago, por exemplo, você consegue segmentar de acordo com o interesse, faixa etária, dados demográficos e, até mesmo, o sexo daqueles que você quer destinar aquela campanha.

Tudo isso contribui para uma estratégia robusta, inteligente e eficiente.

  1. Reduzir os custos e aumentar o faturamento do seu negócio

O marketing digital permite, portanto, otimizar a verba gasta com campanhas, publicidade e divulgação, o que, consequentemente, reduz os custos e, a partir da conquista de novos clientes, aumenta o faturamento da sua empresa.

Claro que aliado a todas as estratégias de marketing digital, é indispensável um atendimento de qualidade, um trabalho bem feito e um bom relacionamento com cliente.

Como aplicar o marketing digital na área da saúde?

O marketing digital oferece ferramentas bem valiosas e todas elas úteis de alguma forma para a construção de uma estratégia. Apesar de não existir uma fórmula pronta para ser seguida, é importante se certificar de alguns fatores para que tudo seja feito de maneira assertiva e eficiente, gerando bons resultados.

Veja algumas dicas de como começar a aplicar o marketing digital na área da saúde:

Planejamento

Para garantir a qualidade das suas campanhas de marketing digital, um bom planejamento de conteúdo, posts e tópicos a serem tratados é essencial. Além disso, leve sempre em conta o perfil de seus clientes, fazendo uma pesquisa profunda acerca do que eles buscam, suas dores e desejos com o seu serviço oferecido.

A partir dessas informações, é possível elaborar uma estratégia direcionada ao seu público-alvo e gerar resultados satisfatórios, além de otimizar todo o trabalho.

Site bem estruturado! 

Ter um site adequado e bem estruturado, que permita às pessoas com interesse no seu trabalho a te conhecerem melhor e entender o que você oferece. Um site intuitivo e receptivo é capaz de aumentar o número de acessos, aumentar a sua visibilidade, melhorar a sua imagem e atingir as expectativas do seu potencial cliente. 

Não esqueça de garantir que seja possível acessá-lo tanto pelo desktop, como por celulares e tablets.

Conteúdo útil e relevante

Criar conteúdo que agreguem na vida das pessoas é a melhor maneira de atrair novos clientes e acessos a sua página de maneira orgânica e eficiente. Através de um conteúdo que seu público, de fato, queira ler, você consegue impactar a sua audiência de maneira positiva.

Portanto, busque disponibilizar esse conteúdo de maneira otimizada para que ele ganhe destaque e maior exposição em plataformas como Google e até Instagram.

Identidade visual

A identidade visual de uma marca faz com o seu negócio ultrapasse as barreiras digitais e chegue até a mente daqueles que têm algum tipo de contato com ela. Assim, ela pode ser reconhecida em qualquer lugar e a qualquer momento. Por isso, é importante buscar uma identidade visual que represente os seus valores e toda a mensagem que você quer transmitir a seus clientes, de maneira única e original.

Mídias sociais

Após definir seus objetivos, utilize as mídias sociais para divulgar e apresentar o seu trabalho. Ela é o canal perfeito para distribuir informações, interagir com o público de maneira dinâmica e descontraída e criar uma relação de proximidade. Entenda o que seu público procura e a partir disso trabalho para que eles o vejam como uma referência no assunto. Isso irá criar uma segurança e aumentar as chances de adquirirem o seu serviço.

O que diz o Conselho de Ética a respeito do marketing digital na área da saúde?

Com o crescimento da área da saúde no meio digital, tornou-se necessária a regulamentação e fiscalização das atividades on-line. Todo profissional da saúde deve atuar em conformidade com o que estabelece o seu Conselho de Ética, para evitar multas ou até processos.

Portanto, algumas normas estabelecidas como não utilizar expressões sensacionalistas, não realizar postagens no formato antes/depois, divulgar métodos ou procedimentos que não sejam reconhecidos e aprovados pelo Conselho Regional, não divulgar dados ou imagem dos pacientes sem autorização prévia e outras condutas que precisam ser verificadas antes de entrar nesse meio para evitar transtornos.

Apesar das normas e restrições, é possível criar a sua autoridade no mercado e fazer um trabalho de marketing digital que gere bons frutos. Veja alguns pontos importantes para agir com ética no meio digital:

  • Fontes confiáveis: oferecer conteúdo que venham de fontes confiáveis é fundamental para manter um trabalho sério e com credibilidade. Não divulgue informações falsas ou sem respaldo científico e, portanto, sempre verifique as fontes das informações disponibilizadas.
  • Comunicação respeitosa: ter uma comunicação ativa, mas também, respeitosa é fundamental no ambiente on-line. Por isso, zele pela ética e respeito ao se comunicar com seu público.
  • Diagnósticos: redes sociais não são consultas e, portanto, não é permitido dar diagnósticos ou indicar tratamentos. Por isso, tome cuidado e faça isso nas plataformas indicadas e permitidas pela legislação, como a de telemedicina.

Como construir uma boa estratégia de marketing digital na área da saúde?

Uma boa estratégia de marketing digital deve ser feita de maneira individualizada para cada segmento, público-alvo e perfil do profissional. Além disso, incluir os diferentes meios, como e-mail marketing, links patrocinados, campanhas de tráfegos, distribuição de conteúdo e outras ferramentas de maneira apropriada e assertiva fazem toda diferença.

Portanto, estudar sobre o assunto é muito importante e, caso você não se sinta seguro de fazer tudo sozinho, conte com ajuda de profissionais especializados no assunto!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.