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Marketing digital na área da saúde: tudo o que você precisa saber!

A chegada da internet e o seu desenvolvimento ao longo dos anos transformou a maneira como vivemos e, consequentemente, como divulgarmos nosso trabalho. Cada vez mais, utilizar as redes sociais e anúncios on-line é a principal forma de alcançar o maior número de pessoas e conquistar clientes.

Para fazer isso da maneira mais eficiente e assertiva possível, surge o marketing digital, que pode ser aplicado de formas diferentes em cada área. O marketing digital na área da saúde tem se mostrado uma ferramenta de resultados cada vez mais benéficos e eficazes.

Se você tem interesse em saber como funciona o marketing digital na área da saúde e como aplicá-lo da maneira correta, continue lendo este artigo!

Marketing digital na área da saúde

Não há dúvidas de que o marketing digital se tornou uma ferramenta poderosa e que faz parte do dia a dia das pessoas. Ele funciona como uma fonte de informação, entretenimento e uma excelente oportunidade de negócio.

Nos últimos anos, a internet se tornou uma grande fonte de pesquisa, principalmente, se tratando da área da saúde e se destacar nesse meio é fundamental. Ao investir no marketing digital na área da saúde, você pode conquistar resultados significativos, como:

  • Expandir o mercado;
  • Otimizar o atendimento;
  • Fidelizar seus clientes;
  • Tornar-se referência na sua especialidade;
  • Analisar e calcular o ROI de forma clara e objetiva.

5 benefícios do marketing digital na área da saúde

Apesar de ser uma prática relativamente recente, os benefícios do marketing digital são muito bons para serem ignorados. Veja 5 benefícios oferecidos pelo marketing digital na área da saúde:

Garantir o acesso à informação relevante e de qualidade

Através do marketing de conteúdo, você consegue garantir às pessoas informações relevantes e de qualidade. Um conteúdo seguro e confiável é ainda mais importante na área da saúde, uma vez que essas informações podem afetar diretamente na qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Com tantas “fake news” a respeito desses assuntos, produzir um conteúdo de qualidade irá além de ajudar muitas pessoas, ajudar a conquistar novos clientes.

Alcançar, conquistar e fidelizar mais pacientes

Como dito anteriormente, uma estratégia alinhada ao público que você deseja atingir irá aumentar a relevância do seu conteúdo e alcançar cada vez mais pessoas. O aumento de profissionais da saúde disponibilizando informações na internet mostra que as pessoas estão preocupadas com a saúde e, assim, é possível conscientizá-las a procurar um profissional.

Com um público ativo buscando profissionais qualificados, o marketing digital se torna a ferramenta mais eficiente para conquistar novos pacientes e fidelizá-los. Tudo isso irá aumentar a sua visibilidade e o tornará uma autoridade no assunto tratado em sua página. Com o tempo, as pessoas vão adquirindo cada vez mais confiança e segurança no seu trabalho.

Direcionar o conteúdo para um público ideal

Outro grande benefício do marketing digital na área saúde é que ele permite que o seu conteúdo e a sua divulgação sejam direcionados de maneira mais assertiva para um público qualificado e que tenha realmente interesse no trabalho oferecido por você. 

Através de campanhas de tráfego pago, por exemplo, você consegue segmentar de acordo com o interesse, faixa etária, dados demográficos e, até mesmo, o sexo daqueles que você quer destinar aquela campanha.

Tudo isso contribui para uma estratégia robusta, inteligente e eficiente.

  1. Reduzir os custos e aumentar o faturamento do seu negócio

O marketing digital permite, portanto, otimizar a verba gasta com campanhas, publicidade e divulgação, o que, consequentemente, reduz os custos e, a partir da conquista de novos clientes, aumenta o faturamento da sua empresa.

Claro que aliado a todas as estratégias de marketing digital, é indispensável um atendimento de qualidade, um trabalho bem feito e um bom relacionamento com cliente.

Como aplicar o marketing digital na área da saúde?

O marketing digital oferece ferramentas bem valiosas e todas elas úteis de alguma forma para a construção de uma estratégia. Apesar de não existir uma fórmula pronta para ser seguida, é importante se certificar de alguns fatores para que tudo seja feito de maneira assertiva e eficiente, gerando bons resultados.

Veja algumas dicas de como começar a aplicar o marketing digital na área da saúde:

Planejamento

Para garantir a qualidade das suas campanhas de marketing digital, um bom planejamento de conteúdo, posts e tópicos a serem tratados é essencial. Além disso, leve sempre em conta o perfil de seus clientes, fazendo uma pesquisa profunda acerca do que eles buscam, suas dores e desejos com o seu serviço oferecido.

A partir dessas informações, é possível elaborar uma estratégia direcionada ao seu público-alvo e gerar resultados satisfatórios, além de otimizar todo o trabalho.

Site bem estruturado! 

Ter um site adequado e bem estruturado, que permita às pessoas com interesse no seu trabalho a te conhecerem melhor e entender o que você oferece. Um site intuitivo e receptivo é capaz de aumentar o número de acessos, aumentar a sua visibilidade, melhorar a sua imagem e atingir as expectativas do seu potencial cliente. 

Não esqueça de garantir que seja possível acessá-lo tanto pelo desktop, como por celulares e tablets.

Conteúdo útil e relevante

Criar conteúdo que agreguem na vida das pessoas é a melhor maneira de atrair novos clientes e acessos a sua página de maneira orgânica e eficiente. Através de um conteúdo que seu público, de fato, queira ler, você consegue impactar a sua audiência de maneira positiva.

Portanto, busque disponibilizar esse conteúdo de maneira otimizada para que ele ganhe destaque e maior exposição em plataformas como Google e até Instagram.

Identidade visual

A identidade visual de uma marca faz com o seu negócio ultrapasse as barreiras digitais e chegue até a mente daqueles que têm algum tipo de contato com ela. Assim, ela pode ser reconhecida em qualquer lugar e a qualquer momento. Por isso, é importante buscar uma identidade visual que represente os seus valores e toda a mensagem que você quer transmitir a seus clientes, de maneira única e original.

Mídias sociais

Após definir seus objetivos, utilize as mídias sociais para divulgar e apresentar o seu trabalho. Ela é o canal perfeito para distribuir informações, interagir com o público de maneira dinâmica e descontraída e criar uma relação de proximidade. Entenda o que seu público procura e a partir disso trabalho para que eles o vejam como uma referência no assunto. Isso irá criar uma segurança e aumentar as chances de adquirirem o seu serviço.

O que diz o Conselho de Ética a respeito do marketing digital na área da saúde?

Com o crescimento da área da saúde no meio digital, tornou-se necessária a regulamentação e fiscalização das atividades on-line. Todo profissional da saúde deve atuar em conformidade com o que estabelece o seu Conselho de Ética, para evitar multas ou até processos.

Portanto, algumas normas estabelecidas como não utilizar expressões sensacionalistas, não realizar postagens no formato antes/depois, divulgar métodos ou procedimentos que não sejam reconhecidos e aprovados pelo Conselho Regional, não divulgar dados ou imagem dos pacientes sem autorização prévia e outras condutas que precisam ser verificadas antes de entrar nesse meio para evitar transtornos.

Apesar das normas e restrições, é possível criar a sua autoridade no mercado e fazer um trabalho de marketing digital que gere bons frutos. Veja alguns pontos importantes para agir com ética no meio digital:

  • Fontes confiáveis: oferecer conteúdo que venham de fontes confiáveis é fundamental para manter um trabalho sério e com credibilidade. Não divulgue informações falsas ou sem respaldo científico e, portanto, sempre verifique as fontes das informações disponibilizadas.
  • Comunicação respeitosa: ter uma comunicação ativa, mas também, respeitosa é fundamental no ambiente on-line. Por isso, zele pela ética e respeito ao se comunicar com seu público.
  • Diagnósticos: redes sociais não são consultas e, portanto, não é permitido dar diagnósticos ou indicar tratamentos. Por isso, tome cuidado e faça isso nas plataformas indicadas e permitidas pela legislação, como a de telemedicina.

Como construir uma boa estratégia de marketing digital na área da saúde?

Uma boa estratégia de marketing digital deve ser feita de maneira individualizada para cada segmento, público-alvo e perfil do profissional. Além disso, incluir os diferentes meios, como e-mail marketing, links patrocinados, campanhas de tráfegos, distribuição de conteúdo e outras ferramentas de maneira apropriada e assertiva fazem toda diferença.

Portanto, estudar sobre o assunto é muito importante e, caso você não se sinta seguro de fazer tudo sozinho, conte com ajuda de profissionais especializados no assunto!

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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