Com o intuito de detecção do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria Unidade Móvel Savana Galvão segue ofertando exames de mamografias gratuitos ao longo do ano de 2019. Desta vez a unidade móvel do Grupo Reviver estará até a próxima sexta-feira (5) na Unidade de Saúde da Família (USF) de Felipe Camarão II, situada à Rua Santa Cristina – região pertencente ao Distrito Sanitário Oeste.

Já a partir da próxima segunda-feira (8) as mamografias estarão disponíveis na Policlínica Sul, que fica situada na Avenida Ayrton Senna, s/n, que deverá passar uma semana ou mais se necessário. Dados da SMS informam que no período de janeiro a 30 de junho de 2019, foram realizados 5.891 exames de mamografias, beneficiando as mulheres em Natal.

As mamografias são gratuitas e ofertadas com demanda aberta para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, sendo necessário apresentar o documento de identificação, CPF e o comprovante de residência, sem a necessidade de pedido médico.

Para as mulheres fora dessa faixa etária, será necessário apresentar uma requisição médica.

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama.

“É o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente contribui para a redução da mortalidade em razão da doença”, destacou a coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher, Alessandra Frazão.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.