Mamografias gratuitas em Ceará-Mirim

Mamografias gratuitas em Ceará-Mirim

Mamografias gratuitas em Ceará-Mirim

A unidade móvel volta ao interior do Estado, oferecendo mamografias, preventivos e ações educativas em saúde

Rafael Nicácio junho 4, 2021 Ceará-Mirim

Depois de alguns meses atuando em Natal, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher estaciona na cidade de Ceará-Mirim, distante 33 quilômetros de Natal, no próximo dia nove de junho. A unidade permanece na cidade potiguar por um mês, ofertando exames e orientações em saúde.

Serão realizadas 368 mamografias em mulheres com idades entre os 50 e 69 anos, outros 368 exames preventivos para público feminino com idade entre os 25 e 64 anos e 1.050 ações educativas de saúde.

Os agendamentos acontecem na própria unidade móvel, que estará estacionada em frente à Igreja Matriz, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. As pacientes devem levar cópias dos seguintes documentos: RG e CPF, além do cartão SUS e comprovante de residência. O protocolo de agendamento e atendimento segue orientações de biossegurança dos órgãos de saúde.

A Unidade

O Sesc RN foi pioneiro no país ao receber o projeto da unidade móvel de saúde feminina. Atualmente, a instituição possui duas unidades móveis em funcionamento.

Inclusive, em virtude da pandemia pela Covid-19, a primeira Sesc Saúde Mulher atuou no pátio da Maternidade Januário Cicco, em Natal, auxiliando na triagem das pacientes que buscam atendimento hospitalar. De abril a setembro de 2020, cerca de 3.644 mulheres passaram pela triagem na unidade móvel.

De outubro a dezembro de 2021, a segunda unidade móvel esteve na Zona Norte de Natal, onde realizou 1.830 exames e 3.632 ações educativas.

O trabalho desenvolvido pelo Sesc nas unidades móveis integra a política nacional de rastreio do câncer, mantida pelo Ministério da Saúde, pois todos os casos identificados da doença são notificados ao município parceiro.

Outros artigos