Aplicativos

Malware presente em aplicativos do Google Play rouba senhas do Facebook

Uma equipe de pesquisadores composta por especialistas em segurança do Avast e da Trend Micro descobriram um malware escondido nos aplicativos do Google Play que tem a capacidade de roubar as senhas do Facebook das vítimas.

De acordo com o relatório, o número total de aplicativos maliciosos equivale a 53, que foram publicados na Google Store oficial desde abril de 201. Além de subtrair as credenciais do Facebook, o vírus detectado, chamado GhostTeam, também envia anúncios para dispositivos infectados.

As aplicações afetadas por este malware para o Android são principalmente entretenimento e estilo de vida. Entre eles, encontramos um aplicativo de lanterna, scanners de código de barras, gravadores de voz, bússola ou download de vídeo. Muitos deles foram publicados pelo desenvolvedor Mplus Group. Se você deseja garantir que você não tenha nenhum dos aplicativos infectados com o malware instalado no seu celular, neste link você pode consultar a lista completa que a equipe Trend Micro publicou.

GhostTeam conseguiu contornar os controles de segurança do Google Play graças à sua operação. Esses 53 aplicativos que os usuários instalam são aparentemente inofensivos, mas escondem um downloader que, quando chega a hora, entra em contato com um servidor C & C para baixar outros aplicativos que contêm malware real. Este segundo aplicativo geralmente se disfarça como uma ferramenta de sistema para passar despercebido e obter direitos de administrador enganando o usuário.

Uma vez que o malware esteja no dispositivo, ele começará a lançar anúncios intrusivos no smartphone e estará pronto para roubar as senhas do Facebook da vítima. Ao contrário de outros vírus, neste caso, ele não usa uma página falsa para obter as credenciais, mas é capaz de levá-las da página inicial real até a rede social.

Verifique se você não instalou nenhum dos aplicativos comprometidos na página Trend Micro e, se você detectar que possui algum deles no seu celular, mude seu nome de usuário e senha do Facebook o mais rápido possível.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.