Mais um município do RN decreta lockdown

Mais um município do RN decreta lockdown

junho 13, 2020 0 Por Rafael Nicácio

A prefeitura de Olho D’Água do Borges – município que fica a 321 km de Natal, decretou medidas mais rígidas de isolamento social (lockdown) para combater o avanço da Covid-19. Ação terá validade até o dia 22 de junho, funcionando apenas comércios de alimentação e farmácias, com multas para quem desobedecer o decreto municipal.

A prefeita Maria Helena Leite de Queiroga se reuniu com secretários municipais, polícias Militar e Civil, para detalhar o fechamento da cidade e, assim conter o avanço do novo coronavírus.

“No cenário pandêmico, o Lockdown é a medida mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo coronavírus, quando as medidas de isolamento social e de quarentena não são suficientes para conter o avanço da doença. Vamos seguir com toda rigorosidade, fiscalizando e multando quem desobedecer o decreto, porque o importante nesse momento é conter o alastramento da doença. Se Deus quiser vamos vencer essa batalha”, explicou Maria Helena.

Entre as medidas, fica estabelecido a obrigatoriedade do confinamento, dever especial de proteção a pessoas do grupo de risco, controle de circulação de veículos particulares e controle de entrada e saída do município.

“Durante o período de 12 a 22 de junho, fica terminantemente proibida a circulação e permanência de pessoas em vias públicas, praças, calçadas ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, no âmbito do Município de Olho D’Água do Borges”, diz o decreto.

O documento detalha que serviços bancários, casa lotérica, mototáxi, salões de beleza, academias, práticas esportivas, não devem funcionar. Quem infringir o decreto municipal, “responderá na forma da lei e com multa variável de R$ 200,00 a R$ 350 reais”.

O documento ainda destaca como serviços essenciais: frigoríficos, supermercados, farmácias, postos de combustíveis e padaria. Durante o lockdown, estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes poderão funcionar na modalidade delivery.