Quando pensamos em brincadeira de menino e brincadeira de menina ou até mesmo cor de um determinado gênero, percebemos que essas construções limitam as escolhas e impõem determinados comportamentos às crianças.

No mundo da moda, já percebemos algumas marcas tocando no assunto e se posicionando de forma favorável à nova visão.

Kátia Macedo, mãe do Fellipe, de 7 anos, conta como foi a primeira vez que se deparou com uma situação que a provocou para refletir sobre isso.

“Em uma loja de departamentos, meu filho gostou de uma bolsa da Frozen e pediu que eu a comprasse. Ele adorou o filme na época e disse que a bolsa serviria para guardar as peças de seu brinquedo preferido. Quando cheguei em casa com a bolsa, minha mãe, avó do Fellipe, ficou muito surpresa e disse que era ‘coisa de menina’. Foi quando percebi que a espontaneidade e personalidade do meu filho não poderiam ser reprimidas por um conceito tão sem fundamento.”

O que realmente importa

Esse pensamento ocorre em muitos pais e tem se tornado cada vez mais comum. Quando pensamos o que realmente importa à criança nessa fase, vemos que rótulos como esses não são saudáveis.

As crianças precisam brincar com conforto, ficar à vontade para se movimentar, utilizar calçados apropriados e, além disso, expressar sua alegria, criatividade e personalidade por meio dessas peças também.

Personagens de filmes da ficção estão muito presentes no cotidiano das crianças e são queridos por todas elas. Desencorajá-las a gostar de um ou outro é tosquiar suas preferências e escolhas sem um propósito.

Na hora da compra

O consumidor está de olho nas grandes marcas e espera que elas acompanhem essa evolução. Ele não mais compra somente por achar o produto bonito e por ter um bom preço, mas também por empatia aos valores dessa marca, e isso vai além da discussão sobre gênero.

Marcas que se posicionam frente a algum assunto relevante ganham atenção do público e são lembradas posteriormente pelos consumidores. Temos os exemplos da Campanha Super Heroes Girls, da Lego, para o Dia Internacional da Mulher, com as grandes heroínas da ficção, e da campanha de combate ao câncer, com os modelos de tênis personalizados da Asics infantil e adulto, para homens e mulheres.

A melhor opção nesse caso para os pais é levar os filhos para o momento das compras. Deste modo, elas passam a se questionar sobre o que gostam, o que querem e conhecem melhor quem são e quais são suas preferências. Ao ser ouvida, a criança ganha mais confiança nela mesma e em seus pais. Se sentindo respeitada, ela passará para as próximas fases de sua vida com muito mais segurança e liberdade para ser quem é.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.