Mais de 50 câmeras vão auxiliar na emissão de multas no trânsito de Natal

setembro 4, 2017 0 Por Rafael Nicácio
Mais de 50 câmeras vão auxiliar na emissão de multas no trânsito de Natal

A partir do próximo domingo, dia 10 de setembro, a fiscalização das infrações de trânsito passará a ser realizada em Natal também por videomonitoramento. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) “o objetivo é reduzir o número de vítimas com acidentes de trânsito na cidade”.

No total, 54 câmeras irão atuar de forma integrada – sendo 32 da STTU e 22 da Guarda Municipal. As câmeras da STTU também estão interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), assim, além de monitorar o trânsito, as câmeras ajudam na segurança da cidade, já que os agentes de segurança do Estado possuem acesso irrestrito a todas as imagens.

Oito agentes de trânsito ficarão responsáveis por acompanhar a movimentação nas principais vias da cidade direto da Central de Monitoramento e serão eles mesmos os autores das multas sempre que forem identificadas possíveis infrações dos motoristas.

Ainda de acordo com a STTU, as câmeras instaladas em diversas partes de Natal têm alcance de até 500 metros a partir do local em que estão alojadas, garantindo imagens em boa resolução para avaliação dos agentes. Em nota, a Secretaria afirma que “as câmeras de monitoramento estão nas ruas para proteger a vida do cidadão! As câmeras não estão escondidas, as ruas e avenidas que possuem os equipamentos estão devidamente sinalizadas. Respeite as leis de trânsito. Evite acidentes. Evite multas”.

A nova atribuição dos equipamentos fiscalizadores atende a uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

As avenidas Salgado Filho, Bernardo Vieira, Prudente de Morais, Felizardo Moura, Romualdo Galvão, Campos Sales e Deodoro da Fonseca são algumas das que já possuem câmeras e, a partir de agora, serão virtualmente fiscalizadas por agentes na Central.