Empregos e Estágios

Mais de 346 mil pessoas caíram no golpe da falsa vaga de emprego

A taxa de desemprego recorde de 14,7% no 1º trimestre deste ano, aliada à popularização das vagas online, vem fazendo da internet um terreno cada vez mais fértil para golpes cibernéticos de falsos anúncios de empregos.

De janeiro a maio de 2021, o dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe, detectou mais de 346 mil acessos e compartilhamentos a golpe com essa temática.

Exemplos de falsas vagas de emprego (Fonte: reprodução/PSafe)

Na avaliação de Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, criminosos se aproveitam da boa fé das vítimas para roubar informações pessoais, como CPF, endereço, telefone e dados bancários. Em alguns casos, podem conseguir até login e senhas para acessar e-mails e redes sociais. “De posse desses dados, o cibercriminoso pode se passar pela vítima e espalhar outros golpes entre seus contatos. É comum ainda que golpistas usem as informações roubadas para fraudes financeiras, fazendo compras, solicitando empréstimos e até abrindo falsas contas bancárias com o nome das vítimas”, alerta o diretor.

Como funciona o golpe

De acordo com Simoni, o anúncio de vaga falsa leva o usuário para um site que não pertence a uma empresa real, geralmente contendo um questionário de perguntas aleatórias, criado apenas para distrair os interessados. Para reconhecer um site de falsa vaga de emprego, o diretor dá algumas dicas: “As falsas vagas veiculadas, normalmente são genéricas e destinadas a qualquer pessoa, muitas vezes estes anúncios contêm erros gramaticais e mensagens confusas na descrição. Outra característica suspeita é que os criminosos entrem em contato com os interessados por canais informais, como redes sociais ou WhatsApp”, explica o especialista.

Como se proteger do golpe?

Para se proteger das ameaças, é recomendável manter um bom sistema de segurança instalado no celular. O dfndr security, app de segurança digital da PSafe, possui função Bloqueio de Hackers, alertando em tempo real caso o usuário receba ou acesse um link malicioso por meio do WhatsApp, Facebook Messenger, navegador e SMS.

Também é aconselhável que o candidato sempre confira se o processo seletivo também é anunciado nos canais oficiais da empresa, como site e redes sociais verificadas. “É fundamental que o usuário forneça informações pessoais apenas em meios totalmente confiáveis”, completa Simoni. Em caso de dúvida, sobre se um site é verdadeiro ou não, os candidatos podem sempre acessar a checagem de links maliciosos, disponível no site do dfndr lab. Em poucos segundos a ferramenta atesta se o endereço da vaga é verdadeiro ou se pode oferecer alguma característica maliciosa.

Você poderá se interessar no artigo que fizemos para se ter cuidado ao buscar no Google pelo termo “regularizar CPF”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.