Economia

Lula informa que procura por resultados para financiar empreendimentos do Brasil que realizam comércio com a Argentina

Lula afirmou também, juntamente a Alberto Fernandez que começou um diálogo com o Brics. Isso é: um agrupamento de países de mercado decorrente do desenvolvimento da economia para auxiliar a Argentina de forma econômica.

O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, relatou nesta terça-feira, dia 02, na companhia do presidente argentino Alberto Fernandez, que irá procurar soluções para financiar empreendedores brasileiros que exportam para o país Argentino. 

Alberto se dirigiu para Brasília no mesmo dia para se encontrar com o presidente. Ele requer um suporte para a situação de crise que a Argentina se estabeleceu. Nesta difusão entres os mandatários, as negociações se aproximaram de 4 horas. Após isso, eles fizeram uma coletiva e divulgaram a informação para as mídias. 

Entenda o caso

O que está havendo é uma negociação de um financiamento por meio do Brasil para os empresários do nacionais realizarem exportações para a Argentina. 

Isso porque a Argentina obteve baixas reservas em dólar ,decorrente disso, os exportadores experienciam complicações para serem pagos para os país da américa do sul.

Dessa forma, o financiamento teria fornecimento dos exportadores que ganharam do governo do país e a Argentina arcaria com os dividendos. 

“A discussão é que nós precisamos ajudar os empresários brasileiros que exportam para Argentina e financiar as exportações brasileiras, como a China faz para os produtos chineses”, comentou Luíz Inacio. 

Mais declarações de Lula

Lula ainda disse que já deu a partida no assunto. Além de que, falou com o Brics como Índia, China, África do Sul e Rússia para este auxílio ao país argentino. 

Ademais, ele pontuou que a ideia é o grupo Brics, governado pela ex-presidente Dilma Rousseff em oferecer a garantia ao Brasil em financiar os exportadores. 

“Nós nem queremos que eles emprestem dinheiro à Argentina. Nós queremos que eles nos deem garantias, que aí facilita muita a relação do Brasil com a Argentina”, relatou 

Sendo assim, baseado nas informações de Luiz Inácio, é necessário conversar sobre possíveis alterações nas normas do banco. Com Fernando Haddad, o atual ministro da fazenda, irá debater essa alteração em um evento com os chefes de equipe econômica dos demais países do bloco.

“Me comprometi com meu amigo Alberto Fernández que vou fazer todo e qualquer sacrifício para que a gente possa ajudar a Argentina neste momento difícil”, afirma o presidente. 

Além de tudo, Lula também manteve o bom humor. Afinal, ele disse que Fernadez regressou ao Brasil sem dinheiro, mas com conceito da disposição política do Brasil para auxiliar o país vizinho nesta jornada. 

“O Alberto Fernández é um companheiro que chegou aqui muito apreensivo, e eu acho que ele vai voltar mais tranquilo. É verdade [que] sem dinheiro, mas com muita disposição política porque, quando a gente fala em encontrar uma saída para a Argentina, nós estamos falando da América do Sul, estamos falando do Mercosul e estamos falando do mais importante parceiro comercial do Brasil em toda a América do Sul”, finalizou.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Valmaria Lima

Redatora especializada em SEO, com 3 anos de experiêcia na área de blogs e sites de vendas. Apaixonada pela arte de escrever,com o intuito de entreter e informar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.