Ciência

“Lua Sangrenta” aparece nesta quarta-feira (8)

O fenômeno conhecido como Lua de Sangue, ou Lua Sangrenta, irá aparecer pela última vez em 2014 nesta quarta-feira (8) e poderá ser vista a olho nu em alguns países da América do Norte e Latina.

Foto: Pedro França / Futura Press

Durante este fenômeno astronômico, a Lua entra na sombra da Terra e depois sai dela, “tingida” de diferentes tons de vermelho porque continua sendo iluminada mesmo durante o eclipse total.  Os habitantes da Terra podem observar eclipses lunares totais graças à atmosfera do nosso planeta, na qual as imagens da Lua e do Sol, distorcidas pela refração atmosférica, “sobem” sobre o horizonte. De forma que o Sol pode ser visto durante alguns minutos antes do seu nascer e a Lua, alguns minutos após o pôr.

Para os habitantes do Brasil o fenômeno estará visível por volta das 6 horas da manhã desta quarta-feira, dia 8, as pessoas na região Norte e em parte do Mato Grosso do Sul poderão assistir ao fenômeno a olho nu.

Lua Sangrenta. Foto: Reprodução/Internet
Lua Sangrenta. Foto: Reprodução/Internet

Este é o segundo fenômeno de Lua Sangrenta  em 2014, o primeiro ocorreu em abril. Em 2015, serão mais dois eclipses lunares, completando a chamada “Tétrade”. O eclipse desta quarta-feira começará a fase parcial quando a lua entrar na “sombra” da Terra (também chamada de sombra umbra). Isso acontecerá por volta das 5h15 EDT (6h15 em Brasília). Depois, a sombra umbral percorre a superfície da Lua, da esquerda para a direita. Às 7h25, no horário de Brasília, o eclipse é total e a lua fica totalmente à sombra e aparece avermelhada.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.