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Saiba como proteger os dados dos seus clientes com a LGPD

Lei Geral de Proteção de Dados e decretada em 2018. Depois de discussões e prorrogações, a LGPD finalmente entrou em vigor em setembro de 2020.

Nesse sentido, diante do grande número de dados e informações que as empresas usam ao redor do mundo, a LGPD vem para regular essa utilização e garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados.

As mudanças na legislação obrigaram empresas de todo o mundo a se adequar à nova realidade.

Portanto, preparamos esse texto para explicar os principais pontos da nova lei, mostrar como ela beneficia as empresas e dar dicas para a sua implementação, confira.


Explicando a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados serve para assegurar que todos os tipos de dados que as empresas solicitam dos clientes sejam usados eticamente.

Portanto, se baseia em sete fundamentos, entre eles estão:

  • Respeito à privacidade;
  • Respeito aos direitos humanos;
  • Defesa do consumidor;
  • Liberdade de expressão.

A partir desses princípios, todos os consumidores podem pedir informações sobre estratégias de marketing digital e outros tipos de ações que fazem uso de dados pessoais.

Isso também abre a possibilidade de os clientes solicitarem que quaisquer dados pessoais armazenados pelas empresas sejam excluídos.


Como empresas se beneficia com a lei LGPD?

O foco da LGPD não é somente garantir os direitos dos consumidores, mas também aprimorar as atividades das empresas.

Sendo assim, acompanhe os tópicos a seguir para conhecer os principais benefícios que essa lei pode trazer para o seu negócio.


Mais confiança

Quando os clientes têm a escolha de permitir ou não permitir o uso dos seus dados, eles se sentem mais protegidos e confiam mais na empresa.

Portanto, se o uso dos dados for permitido, saber exatamente para que finalidade eles serão usados também contribui para a construção de um relacionamento mais transparente.

Além disso, a LGPD garante que cada usuário seja exposto a campanhas de Instagram Ads que realmente chamam a atenção deles, o que é ótimo para os negócios.


Alinhamento mundial

A aplicação da LGPD no Brasil segue uma tendência mundial de maior proteção aos dados pessoais coletados na internet.

As empresas que adotam as novas práticas estão seguindo padrões internacionais. Assim, o Brasil está se consolidando como um país seguro para negócios virtuais.

Manter uma reputação idônea com certeza vai impactar positivamente as transações da sua empresa, sejam acordos comerciais ou estratégias como anunciar no Google Ads.


Processos seguros

A LGPD demanda que as empresas adotem processos mais seguros quando estão lidando com informações de terceiros.

Quando um gestor adapta o fluxo de trabalho para corresponder aos novos padrões, ele está cuidando da segurança dos seus próprios clientes.

Assim, o atendimento ao consumidor será mais eficaz e as chances de cometer erros operacionais caem drasticamente.


Produtividade

O volume de dados coletados pode diminuir, mas isso não é necessariamente ruim.

Uma empresa que foca nos consumidores mais propensos a fechar negócio, otimiza suas estratégias e economiza tempo e dinheiro.

Basta pensar que, com os dados de pessoas que permitiram o uso, campanhas de anúncio vão ficar mais segmentadas e eficientes.


Como implementar a LGPD

Para implementar a LGPD adequadamente, a empresa precisa seguir alguns passos.

O primeiro passo é escolher um Agente de Proteção de Dados entre os funcionários da empresa (ou até mesmo contratar um novo).

Ele ficará responsável pela comunicação entre clientes, empresa e o órgão nacional encarregado da regulação e fiscalização da lei no Brasil.

Depois, é importante analisar a realidade do empreendimento em relação ao uso de dados.

Feito isso, é hora de elaborar o plano de ação. Ele deve conter treinamentos, campanhas de conscientização e capacitação, e os novos padrões esperados.

Nesse sentido, O gestor e a equipe responsável devem definir qual será o novo fluxo de dados e o código de conduta que vão guiar a atuação do corpo de funcionários a partir daquele momento.

Portanto, a política de privacidade e de gestão de dados pessoais também tem que ser atualizadas.

Depois, os contratos com parceiros e fornecedores que lidam com quaisquer tipos de dados precisam ser modificados. Assim como os contratos com consumidores finais.

A última etapa é disponibilizar para os clientes finais os Termos de Uso e a Política de Privacidade atualizados.

Portanto, como pode ver, a LGPD apresenta vantagens tanto para os clientes quanto para as empresas.

A adoção dela garante mais segurança e transparência em todas as estratégias e transações corporativas.

Em conclusão, os impactos são palpáveis, com um trato mais seguro dos dados, ações como funciona o Facebook Ads ganham em repercussão e assertividade.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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