Notícias

Leite materno fortalece a imunidade do bebê

Conhecido como Agosto Dourado, o mês atual é símbolo da luta pelo incentivo à amamentação. Mas, por que o aleitamento materno é tão importante para a criança? Esta é uma pergunta que muitas futuras mamães se fazem. Segundo a nutricionista Thaís Araújo, professora da Estácio Natal, o leite materno além de alimentar, fornece os nutrientes necessários para a proteção imunológica do bebê – tão importante, principalmente neste período de pandemia.

“Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe, que o protegem contra diversas doenças, inclusive respiratórias. Amadurece o sistema digestivo e imunológico, equilibra a microbiota intestinal, entre outros benefícios”, expõe a professora. Ela acrescenta ainda que o risco de diarreias, asma e obesidade é menor nas crianças amamentadas.

Um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade Jikei, no Japão, publicado recentemente, envolvendo 312 recém-nascidos, demonstrou que o risco de sensibilização ao leite de vaca (alergia alimentar IgE mediada) foram diminuídos ao evitar a suplementação com a fórmula do leite de vaca durante pelo menos os primeiros três dias de vida. “Infelizmente é rotina nas maternidades e muitas vezes as mães nem ficam sabendo que seus bebês receberam esse complemento com leite de vaca”, comenta.

Amamentar exige desafios, mas o leite materno é um alimento natural, de baixo custo, acessível para todos, além de estimular a cognição do bebê e deve acontecer sob livre demanda, orienta a especialista.

É preciso destacar ainda que a alimentação adequada da mãe também influencia diretamente na nutrição do leite que produz, consequentemente na saúde do bebê. “Por isso, desde a gestação, a mãe deve procurar ajuda de um profissional para a escolha de uma dieta rica em alimentos que vão contribuir para sua nutrição e ajudar inclusive no desenvolvimento cognitivo do bebê. Frutas, verduras, peixes, ovos, algas, oleaginosas e nutrientes considerados essenciais como vitamina D, magnésio, inositol, colina, ácido fólico, e vitaminas do complexo B, que precisam ser ajustados para o binômio mãe/bebê”, explica.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.