Mundo

Kim Jong-un prepara armas nucleares e põe Exército em alerta

Kim-Jong
Foto: Reprodução/RT

(ANSA) – O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ordenou que as armas nucleares do país sejam preparadas para entrar em funcionamento “a qualquer momento” e colocou seu Exército de prontidão.

Segundo a agência sul-coreana “Yonhap”, o líder disse que vai “rever” sua postura militar para estar pronto para realizar “ataques preventivos”, indicando que a situação na península está cada vez mais precária. Imediatamente após a divulgação da notícia, o Pentágono afirmou seguir “com atenção” o episódio e pediu para Pyongyang evitar “provocações”.

A movimentação de Kim Jong-un acontece pouco mais de um dia depois de o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) ter aprovado as sanções mais duras contra a Coreia do Norte em duas décadas.

As medidas são resultado de sete semanas de negociações entre Estados Unidos e China, tradicional aliada de Pyongyang, e foram chanceladas por unanimidade pelos 15 membros do órgão. O objetivo é adotar ações concretas para punir o regime norte-coreano pelos seus recentes testes nucleares e de mísseis.

As sanções incluem a inspeção obrigatória de todas as cargas que entrarem e saírem do país asiático em navios ou aviões, o veto à venda de armas de pequeno calibre a Pyongyang e a expulsão de todos os diplomatas norte-coreanos condenados por “atividades ilegais”.

No início de fevereiro, sob protestos da ONU, a Coreia do Norte lançou um foguete de longo alcance com a justificativa de colocar em órbita um satélite de observação terrestre. No entanto, suspeita-se que o país tenha usado esse argumento como desculpa para realizar mais um teste de mísseis. A Casa Branca chamou a ação de “provocatória”.

Além disso, em janeiro passado, o regime de Kim Jong-un já havia realizado um exercício nuclear com uma suposta bomba de hidrogênio, que é até 50 vezes mais potente que os explosivos atômicos de urânio.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.