Notícias

Justiça suspende campanha do governo contra isolamento

(ANSA) – A Justiça Federal proibiu que a campanha desenvolvida pelo governo de Jair Bolsonaro contra o isolamento social seja veiculada a partir deste sábado (28). A decisão impõe uma multa diária de R$ 100 mil caso o governo descumpra a medida.

Batizada de “O Brasil não pode parar“, a campanha defendia que os brasileiros não respeitassem as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos governos estaduais e voltassem à normalidade em meio da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A decisão tem caráter liminar e foi tomada pela juíza Laura Bastos Carvalho após uma ação civil impetrada pelo Ministérios Público Federal do Rio de Janeiro. A argumentação foi que a campanha levava a população a tomar decisões danosas à sua própria saúde.

Para a juíza, é preciso que o governo não divulgue qualquer tipo de ação que “sugira à população brasileira comportamentos que não sejam estritamente embasados nas diretrizes técnicas, emitidas pelo Ministério da Saúde, com fundamento em entidades científicas de notório conhecimento no campo de epidemiologia e de saúde pública”.

Após a divulgação da decisão judicial, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) afirmou que não “existe qualquer campanha publicitária ou peça oficial” do governo chamada “O Brasil não pode parar”. Chamando a notícia de que o governo estava por trás da ação como “fake news”, a Secom informou ainda que como não há “qualquer veiculação em qualquer canal oficial do governo federal a respeito de vídeos ou outras peças sobre a suposta campanha. Sendo assim, obviamente, não há qualquer gasto ou custo para a Secom, já que a campanha não existe”.

No entanto, nesta sexta-feira (27), a Secom informou que a peça era “experimental”.

“Trata-se de vídeo produzido em caráter experimental, portanto, a custo zero e sem avaliação e aprovação da Secom. A peça seria proposta inicial para possível uso nas redes sociais, que teria que passar pelo crivo do Governo. Não chegou a ser aprovada e tampouco veiculada em qualquer canal oficial do Governo Federal”, informou a nota.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.