Notícias

Johnson & Johnson é condenada a pagar US$ 4,6 bilhões por talco que pode ter causado câncer

A Johnson & Johnson foi condenada a pagar US $ 4,69 bilhões para 22 mulheres e suas famílias que alegaram que o amianto nos produtos de talco da empresa fez com que desenvolvessem câncer de ovário.

Um júri de um tribunal do Missouri, nos EUA, concedeu US $ 4,14 bilhões em indenizações punitivas e US $ 550 milhões em danos compensatórios para as mulheres, que acusaram a empresa de não avisá-las sobre os riscos de câncer associados ao produto. O veredicto é o último resultado de uma série de milhares de ações apresentadas contra Johnson & Johnson relacionadas ao talco.

A Johnson & Johnson, fabricante do talco Baby Powder, disse em nota que ficou “profundamente desapontada” com o veredicto e planejou apelar. A gigante farmacêutica – que nega as acusações, enfrenta cerca de 9 mil processos judiciais envolvendo o talco que fabrica para bebês, de acordo com o The New York Times.

“Depois de um julgamento de seis semanas, o júri em St. Louis deliberou sobre os danos compensatórios por oito horas, mas decidiu sobre os danos punitivos em cerca de 45 minutos”, disse Mark Lanier, o advogado das mulheres.

Johnson & Johnson

Seis das mulheres morreram; quase todo o resto, junto com amigos e parentes, estavam no tribunal na última quinta-feira (12). “Um dos queixosos está passando por quimioterapia e estava doente demais para comparecer”, disse Lanier.

“Havia pessoas chorando, pessoas se abraçando”, acrescentou. “Foi uma cena bastante emocionante.”

Mark Lanier disse que “a Johnson & Johnson passou 40 anos encobrindo evidências de amianto em alguns de seus produtos à base de talco e deveria marcar esses produtos com rótulos de alerta ou focar em pós feitos com amido de milho”.

“Os danos punitivos estão entre os maiores já concedidos em um caso de responsabilidade pelo produto”, disse ele. As ações da Johnson & Johnson caíram 1,4% no início do pregão de sexta-feira devido a decisão do tribunal.

Em nota, a Johnson & Johnson disse que “continua confiante de que seus produtos não contêm amianto e não causam câncer de ovário e pretende buscar todas as soluções de recursos disponíveis”. A empresa ainda disse que “as preocupações sobre o talco estar ligado ao câncer são baseadas em pesquisas inconclusivas”. Vale salientar que o talco é um mineral que, às vezes, pode ser encontrado no solo próximo ao amianto.

Outras decisões

Em outubro de 2017, uma Corte de Apelações de Los Angeles barrou uma decisão que condenava a Johnson & Johnson a pagar 417 milhões de dólares, assinalando que os argumentos dos demandantes eram insuficientes e vagos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.