Joesley Batista presta depoimento em inquérito sobre Temer
Joesley Batista JBS

Joesley Batista presta depoimento em inquérito sobre Temer

junho 16, 2017 0 Por Romário Nicácio

(ANSA) – O dono da empresa JBS, Joesley Batista, prestou depoimento na manhã desta sexta-feira, dia 16, em Brasília, à Polícia Federal (PF) no inquérito que investiga o presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures.

Segundo o site “G1”, a defesa de Joesley afirmou que seu cliente, delator da Operação Lava Jato, “reforçou a verdade dita no depoimento por ocasião da colaboração, apenas a verdade dos fatos, ou seja, confirmou o que já foi dito e provado”. Em depoimento anterior, o empresário havia mostrado um áudio de uma conversa que teve com Temer no Palácio do Jaburu na noite de 7 de março na qual o presidente apoiava a iniciativa de Joesley de “comprar o silêncio” do ex-deputado Eduardo Cunha e do corretor de valores Lúcio Funaro com uma “mesada”.

Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), Temer teria dado “anuência” a esses pagamentos. Além disso, neste depoimento o dono da JBS voltou a afirmar que deu dinheiro a Loures, do qual uma parte seria destinada a Temer, para ser favorecido pelo governo. O ex-deputado e ex-assessor especial do mandatário foi filmado pela PF saindo de um restaurante em São Paulo com uma maleta com R$ 500 mil em espécie. Sendo assim, Temer e Loures são investigados no inquérito por corrupção passiva, obstrução da justiça e organização criminosa.

A PF tem até a próxima segunda-feira (19) para concluir o inquérito, prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na próxima semana, aliás, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deverá apresentar uma denúncia contra o presidente ao STF. No entanto, para poder ser analisada pelo tribunal, ela deverá antes ser autorizada pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!