Joaquim Levy diz que Fies não acabará

Joaquim Levy diz que Fies não acabará

Joaquim Levy diz que Fies não acabará

Romário Nicácio abril 29, 2015 Política

Durante uma audiência na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (29), o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não acabará. “Eu acredito que os recursos do Fies este ano não diminuirão, serão [no mínimo] os mesmos do ano passado”, afirmou.

Ele disse que, por envolver recursos públicos, o programa precisa se submeter a regras de qualidade. “Acho que nenhum estudante se surpreende quanto às exigências e normas, pois trata-se de dinheiro público. Não pode ter zero em português, por exemplo, para ter direito ao programa.”

Segundo o ministro, outro motivo para o governo ter feito mudanças no programa foi a constatação de que o número de alunos nas faculdades privadas não aumentou. No entanto, cresceu o número de bolsistas.

No fim de março, o governo anunciou a seguinte mudança nas regras para melhorar o programa: o estudante que tiver média inferior a 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderá se inscrever para uma bolsa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além da média mínima, o candidato não pode ter nota 0 na redação. As inscrições ao programa terminam amanhã (30).

Em fevereiro, foram abertas as inscrições para novas adesões ao Fies, mas sem obrigatoriedade da nota mínima. Era preciso apenas ter feito o Enem para solicitar o financiamento. Não estão sujeitos a essa regra os professores do quadro permanente da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Fonte: Agência Brasil

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos