Notícias

Janot denuncia Garibaldi Alves, Renan Calheiros e Sarney na Lava Jato

Senadores, ex-senadores e mais outras pessoas ligadas a Operação Lava Jato, foram denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (25), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Segundo informações, todos são acusados em inquérito que apurava se Ranan Calheiros e o deputado Aníbal Gomes, do PMDB-CE, receberam propina oriunda de contratos da empresa Transpetro.

Os denunciados e os crimes cometidos por eles são: Senador Renan Calheiros (PMDB-AL): corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Senador Garibaldi Alves (PMDB-RN): corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Senador Romero Jucá (PMDB-RR): corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Senador Valdir Raupp (PMDB-RO): corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Ex-senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP): corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Ex-senador e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado: corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Luiz Fernando Nave Maramaldo, sócio da NM Engenharia: corrupção avita e lavagem de dinheiro; Nelson Cortonesi Maramaldo, sócio da NM Engenharia: corrupção ativa e lavagem de dinheiro e Fernando Ayres Reis, ex-presidente da Odebrecht Ambiental: corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

A PGR entende que já tem provas suficientes para a realização da denúncia. A partir desse momento, fica à disposição do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, pedir a defesa preliminar de cada um dos investigados antes de redigir um relatório e levar o caso em questão, aos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso Melo.

Se a denúncia for recebida pelo STF, os denunciados se tornarão réus e passarão a responder a um processo penal no Supremo. Segundo Janot, o crime ocorreu entre 2008 e 2012, onde os indiciados teriam desviado dinheiro da Transpetro para alimentar o caixa de diretórios estaduais e municipais do PMDB por meio de doações oficiais por parte das empresas contratadas pela estatal. De acordo com a procuradoria, para ter a presidência garantida na Transpetro, Sérgio Machado contava com o apoio de políticos do PMDB, como Renan, Garibaldi, Jucá e Sarney

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.