Notícias

ITEP utiliza tecnologia de biometria para identificação de pessoas

Na última semana, um caso emblemático pôs à prova o trabalho dos peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN), assim como a eficácia da tecnologia de biometria empregada pelo órgão. De forma rápida e segura, o sistema fez a confirmação da presença de um suspeito na cena do crime. No final, ambos foram aprovados.

O caso foi solucionado quando as impressões digitais de um homem, encontradas na carroceria de um automóvel, permitiram a identificação do suspeito acusado de assaltos no bairro de Candelária e também de tentar assaltar um policial militar. Durante uma troca de tiros, um suspeito morreu baleado e outros dois conseguiram fugir.

Graças ao trabalho de escaneamento das impressões digitais contidas nos prontuários do RG Civil, o Estado possui um dos mais amplos e atualizados bancos de dados do país, com as informações disponíveis com exclusividade para a Secretaria de Segurança Pública.

“A segunda escalada para o bom resultado foi a incorporação do sistema Public Safety, que faz a comparação das digitais. Estamos em início de processo, fazendo ainda alguns ajustes, mas o sistema está se aperfeiçoando”, comentou Marcos José Brandão Guimarães, diretor geral do Itep/RN.

“Este caso foi bem emblemático, porque foi encontrada uma impressão digital no carro e jogada no banco de dados, que automaticamente apontou um suspeito. Antes desse sistema, a gente precisava ter uma indicação de um suspeito, para coletar as digitais e depois fazer a comparação. Isso é fantástico até para a investigação policial, porque demanda muito menos trabalho para achar um suspeito”, explica o diretor do Itep/RN.

“Ficamos muito felizes pelos resultados que o ITEP/RN vem alcançando, com o auxílio do iDS Public Safety. Desde 2017, o Estado utiliza as funcionalidades do sistema, que permitirá ainda grandes saltos na melhoria da segurança pública, pois existe um grande leque de possibilidades que a ferramenta disponibiliza”, comenta Pedro Alves, diretor de Tecnologia da Vsoft, desenvolvedora do software.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.