Tecnologia

Itália cria robô para realizar trabalhos domésticos

(ANSA) – O Instituto Italiano de Tecnologia (IIT) produziu o seu primeiro robô para realizar trabalhos domésticos. Batizado como “R1 – o humanoide pessoal”, o projeto robótico poderá ser comercializado a partir de 2017.

Liderado pelo engenheiro de software Giorgio Metta, o projeto foi criado por uma equipe de 22 jovens cientistas entre mecânicos e especialistas eletrônicos.

Com 1,25 metros, podendo se estender a 1,4m, o robô foi produzido na cor branca, com 50% de plástico, 50% de fibras de carbono e metal, e com as mãos revestidas de couro artificial.

No lugar das pernas, há rodas, e no rosto há uma tela escura, na qual será visível expressões, como os emojis. Com peso aproximado de 50 quilos, o R1 é considerado o irmão do famoso “Icub”, o robô com rosto de uma criança usado para pesquisa em todo o mundo.

Considerado um verdadeiro mordomo, o R1 tem autonomia de três horas e é recarregado através de uma simples tomada. O robô tem duas câmeras de visão, um scanner 3D, alto-falantes e um microfone.

O equipamento ainda possui uma placa de rede sem fio que permite a conexão com a internet, podendo baixar atualizações para o software. O novo produto tecnológico poderá servir café na cama, organizar os armários e até mesmo levar os cachorros para passear.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.