Notícias

Itália autoriza estudo com heparina para tratar coronavírus

(ANSA) – A Agência Italiana de Medicamentos (Aifa, na sigla em italiano) autorizou o início do estudo do uso do anticoagulante heparina para tratar os sintomas provocados pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) em pacientes com quadro de saúde moderado ou severo.

O experimento avaliará a segurança e a eficácia do anticoagulante, que será usado a baixo peso molecular (biossimilar da enoxaparina sódica), em 14 centros italianos envolvidos na pesquisa. O teste, que será feito em 300 pacientes, contará com a aplicação em diversos níveis de dosagem e o medicamento será fornecido gratuitamente pela empresa Techdow Pharma, filial no país do Shenzen Hepalink Pharmaceutical Group.

A enoxaparina sódica é uma heparina a baixo peso molecular com uma elevada ação antitrombótica que, atualmente, é um dos anticoagulantes mais usados para a prevenção e o tratamento da tromboembolismo venoso (TEV) e arterial em pessoas que passaram por uma intervenção cirúrgica. Todos os 300 pacientes admitidos no experimento receberão o medicamento por via subcutânea.

O estudo será coordenado pelo professor de Doenças Infecciosas da Universidade de Bolonha e diretor da Unidade Operacional de Doenças Infecciosas do Hospital Sant’Orsola-Malpighi, Pierluigi Viale.

Segundo os especialistas, a Covid-19 causa comumente alterações na coagulação do sangue e também leva a complicações trombóticas e, por isso, por essa importância significativa tanto em questões de incidência como de relevância clínica, o estudo será feito nesse sentido.

Em janeiro desse ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a prevenção da TEV em pacientes com o coronavírus com a administração da heparina, preferivelmente, a baixo peso molecular. À luz das evidências científicas recolhidas até o momento e com os resultados encorajantes que provêm dos estudos na China, seja in vitro ou em pacientes, nasceu a ideia de promover um experimento também na Itália, aplicando, em nível terapêutico, uma dosagem média-alta do remédio.

“Uma outra peça importante do nosso arsenal terapêutico contra a Covid-19 entra agora na fase de experimentação clínica e será necessária para entender melhor tanto o seu papel e sua aplicabilidade”, destaca Viale. Além da heparina, há outras medicações vem sendo testadas para tratar o novo coronavírus, como a cloroquina (e a hidroxicloroquina) e diversos antirretrovirais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.