Destaques, Saúde

Isto é o que acontece com o seu corpo quando você não bebe água suficiente

Foto: Conger Design / Pixabay

Isso pode até soar como uma frase trivial, mas não há maneira mais clara de expressá-la: a água é essencial para a vida humana. Ela representa entre 50 e 70% do peso do nosso corpo, e qualquer déficit hídrico, seja por desidratação, doença, exercício ou estresse térmico, gera consequências.

A água é crucial para a maioria das funções corporais, incluindo o transporte de nutrientes e hormônios, o amortecimento de nossas articulações, a regulação da temperatura interna, a lubrificação de globos oculares, entre muitos outros.

É bom que você saiba que perdemos continuamente a água através da respiração, micção, defecação e sudorese, por isso devemos constantemente ingerir o fluido vital, a fim de manter um nível equilibrado de hidratação. Não consumir água implica numa série de efeitos que inicialmente podem ser leves, mas com o tempo pode se agravar e até levar a morte.

Como a falta d’água afeta o organismo

Foto: Divulgação

No momento em que você sente sede, seu corpo já está desidratado. Pesquisas mostram que apenas 1% de desidratação afeta negativamente o humor, a atenção, a memória e a coordenação motora.

Os dados em humanos são escassos e contraditórios, mas parece que o fluido do tecido cerebral diminui com a desidratação, o que reduz o volume do cérebro e prejudica temporariamente a função celular.

Levando em consideração que você não se hidrata de uma forma adequada e o corpo perde constantemente água, o sangue acaba se tornando mais concentrado e, em um certo ponto, isso faz com que os rins retenham água. O resultado: você acaba urinando menos.

Quanto mais espesso e mais concentrado o sangue se torna, mais difícil é para o sistema cardiovascular compensar a frequência cardíaca para manter a pressão arterial. A falta de água também dificulta as tentativas do corpo de regular a temperatura, o que pode causar hipertermia, uma temperatura corporal muito superior ao normal.

Em conjunto, todos esses efeitos se refletem em náusea, tontura, dor de cabeça, fadiga, mau humor, espasmos musculares, delírios, desmaios e, eventualmente, descompensação generalizada.

É por isso que é essencial controlar os níveis de hidratação em seu organismo. Por tanto, beba mais água, pois ela é muito mais que um líquido: ela é vida!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.