Notícias

Israel é o primeiro país onde as vacinas contra covid-19 estão começando a conter a pandemia

Israel é o país com a maior porcentagem de pessoas vacinadas contra covid-19 no mundo. As autoridades de saúde já conseguiram vacinar 58% da população. Seis semanas após o início da campanha, seus resultados começaram a ser percebidos na faixa etária vacinada mais cedo: os maiores de 60 anos.

O especialista em análise de dados Eran Segal, do Weizmann Institute of Science em Rehovot, foi o primeiro a alertar para a mudança de tendência com um otimismo moderado. “Dizemos com cautela: a mágica começou em Israel”, tuitou Segal. Junto com a frase, ele ofereceu uma série de gráficos. O que mudou? Bem, basicamente o comportamento da doença em um dos grupos mais afetados por ela: os idosos.

Nas últimas duas semanas, os casos entre pessoas com mais de 60 anos caíram 35%. Além disso, os positivos para coronavírus neste grupo populacional são menos graves. As internações caíram 30% e os casos críticos da doença também caíram 20%. Os números não são atribuíveis ao confinamento porque no último confinamento as medidas eram as mesmas e esta alteração não ocorreu.

Os estudos preliminares realizados pela Maccabi Healthcare Services indicam também que a eficácia da vacina utilizada (a desenvolvida pela Pfizer) é comparável à dos ensaios clínicos e ronda os 90%.

Claro, a evolução da vacinação no país não está isenta de problemas. Israel tem enfrentado duras críticas da comunidade internacional por não estender as campanhas de vacinação aos territórios ocupados de Gaza e Palestina. Internamente também tem problemas. Comunidades judaicas ultraortodoxas relutam em se vacinar por motivos religiosos. O mesmo ocorre com cidades com maior percentual de população muçulmana, onde a vacinação é menor devido à desconfiança nas políticas governamentais.

Problemas de cunho social estão surgindo como o maior obstáculo à vacinação em todo o mundo, principalmente pelo surgimento de bolsões populacionais que desconfiam da vacina. Esperançosamente, resultados positivos como este os convencerão da necessidade de vacinar todos o mais rápido possível.

Com a maior taxa de vacinação contra covid-19 do mundo Israel já está observa doença diminuir

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.