DestaquesMundo

Israel dispara mísseis na Faixa de Gaza e diz que “a ameaça será eliminada”

Jihad Islâmica Palestina contra-atacou e disparou mais de 100 mísseis em Israel

As Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) anunciaram na sexta-feira (05) que lançaram ataques aéreos em larga escala contra a Jihad Islâmica Palestina na Faixa de Gaza.

A operação é dirigida contra locais de produção de armas, armazéns, bem como posições de lançamento de foguetes da Jihad Islâmica.

De acordo com o IDF, o movimento jihadista disparou cerca de 80 foguetes no sul de Israel. Quase metade caiu na Faixa de Gaza, enquanto 46 cruzaram a fronteira, dos quais 33 foram interceptados pelo sistema de defesa aérea Iron Dome, informaram.

Imagens filmadas na Faixa de Gaza supostamente mostram vários foguetes sendo disparados contra Israel.

Anteriormente, a Jihad Islâmica informou que havia disparado 100 foguetes contra Israel em resposta aos ataques aéreos israelenses que deixaram pelo menos 10 mortos e cerca de 55 feridos na Faixa de Gaza, entre eles um comandante jihadista. “É apenas o começo”, disse um porta-voz do grupo.

Diante disso, sirenes de alerta foram ativadas nas cidades israelenses de Ashkelon e Sderot, bem como em Be’eri e Ein HaBesor. De acordo com o serviço nacional de emergência do país, não há feridos, enquanto a mídia local informou que duas pessoas foram levadas ao hospital após sofrerem ataques de pânico devido à ativação das sirenes, mas já receberam alta.

Operação israelense contra “alvos terroristas”

O comandante da parte norte da região, Taysir al Jabari, foi morto na tarde de hoje no decorrer de uma operação realizada pelas IDF contra “alvos terroristas” e que foi batizada como ‘Amanhecer’.

O exército disse que recebeu um aviso sobre a preparação de ataques, liderados por Al Jabari, contra alvos israelenses, antes da prisão no início da semana de Bassem Saadi, um dos líderes da Jihad Islâmica na Palestina, durante uma operação na Cisjordânia.

Além disso, atacaram com aviões e drones duas células que, segundo seus dados, iriam realizar ataques com mísseis antitanque, deixando pelo menos 12 jihadistas mortos.

Por sua vez, o Ministério da Saúde de Gaza informou a morte de oito pessoas após os ataques israelenses, incluindo uma menina de cinco anos, e 44 feridos .

O ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, anunciou que o Exército convocará até 25 mil reservistas, dependendo de suas necessidades, dada a escalada em Gaza.

“Destruiremos aqueles que nos ameaçam”

Horas antes, o primeiro-ministro israelense Yair Lapid fez uma avaliação de segurança da situação nas áreas próximas à faixa. “A segurança e a qualidade de vida dos moradores da área adjacente à Faixa de Gaza são nossa principal prioridade” , disse .

“Para nossos inimigos, e especificamente para os líderes do Hamas e da Jihad Islâmica Palestina, gostaria de enfatizar [algo]: o tempo acabou. A ameaça [nesta região] será eliminada de uma forma ou de outra”, declarou, por Por sua vez, Gantz, reiterando que o país hebreu não tem como alvo Gaza em geral ou seus habitantes, mas “os responsáveis ​​pela deterioração”. “Destruiremos aqueles que nos ameaçam”, acrescentou.

Tensão

Segundo a mídia local , os ataques desta sexta-feira ocorreram após vários dias de tensão. Na terça-feira, o país hebreu fechou a passagem de Erez, bloqueando 14 mil habitantes de Gaza que têm permissão para entrar em Israel para trabalhar.

Horas antes, o primeiro-ministro israelense Yair Lapid fez uma avaliação de segurança da situação nas áreas próximas à faixa. “A segurança e a qualidade de vida dos moradores da área adjacente à Faixa de Gaza são nossa principal prioridade”, disse .

“Para nossos inimigos, e especificamente para os líderes do Hamas e da Jihad Islâmica Palestina, gostaria de enfatizar [algo]: o tempo acabou. A ameaça [nesta região] será eliminada de uma forma ou de outra”, declarou, por sua parte, o Ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.