Notícias

Iraque lança ofensiva para reconquistar Ramadi do EI

(ANSA) – As Forças Armadas do Iraque lançaram nesta terça-feira (22) uma operação para reconquistar a cidade de Ramadi, que está sob domínio do grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) desde maio. De acordo com o porta-voz da força de elite antiterrorista do Iraque, Sabah al-Numani, o município será reconquistado dentro de 72 horas.

A ofensiva militar foi lançada em diversas direções a Ramadi, que é a capital da província de Al Anbar. As tropas iraquianas contam com o apoio da coalizão internacional guiada pelos Estados Unidos na lutra contra o EI. De acordo com fontes locais, os agentes do Exército, da unidade antiterrorista e da polícia já conquistaram os bairros de Thubbat, Geraishy e Al Bakr.

Há meses, as forças iraquianas tentam se aproximar da cidade, onde ainda há centenas de jihadistas e civis isolados. No último domingo (20), aviões oficiais bombardearam Ramadi e pediram para a população deixar a cidade imediatamente, indicando as vias de fuga. No entanto, a imprensa iraquiana afirma que os combates contra os membros do EI estão provocando vítimas civis e que ao menos oito pessoas, entre elas crianças, foram mortas nos bombardeios.

Outros 14 soldados e milicianos xiitas aliados às forças iraquianas morreram em um ataque com carro-bomba. Ramadi, que fica a 110 quilômetros a oeste da capital do Iraque, Bagdá, tem uma importância estratégica na luta contra o Estado Islâmico por oferecer vias de ligação com a Síria e a Jordânia.

Viagem

O presidente do Senado da Itália, Pietro Grasso, iniciou hoje uma visita ao Iraque que prevê uma série de encontros com autoridades locais em Bagdá e com militares italianos em missão no país.

“Somos gratos à Itália pela visita de Grasso. É significativa principalmente porque demonstra como o nosso país pode contar com amigos e parceiros”, disse o presidente do Parlamento iraquiano, Salim al Jabouri. “Obrigado, Itália, pela ajuda oferecida na luta contra o terror. O Iraque aceita ajuda de qualquer país, mas com respeito às nossas leis”, completou.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.