Mundo

Irã pede que EUA deem 1º passo com retirada das sanções

(ANSA/AP Photo/Khalid Mohammed) [CopyrightNotice: Copyright 2019 The Associated Press. All rights reserved.]

(ANSA) – Tendo em vista um possível encontro entre os presidentes do Irã e dos Estados Unidos, o chefe de Estado iraniano, Hassan Rohani, pediu nesta terça-feira (27) para Washington dar o “primeiro passo” com a remoção de todas as sanções contra Teerã.

O pedido de Rohani foi feito em um discurso transmitido pela televisão estatal do país persa, um dia após a abertura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para possivelmente realizar uma reunião com o seu homólogo iraniano.

De acordo com Rohani, o governo norte-americano deve “retirar todas as sanções ilegais, injustas e erradas” que representam um “terrorismo econômico” contra “a nação iraniana”. Caso isso não aconteça, o político declarou que “não irá ver nenhum desenvolvimento positivo”.

Para o presidente da República Islâmica, “a chave para uma mudança positiva está nas mãos de Washington”, já que o Irã garantiu que não quer fabricar a bomba atômica que os Estados Unidos alegam temer.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail. O artigo continua após o formulário!

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

“Se isso é realmente sua preocupação, já está descartada. Um dos nossos poderes é o poder da diplomacia e da política, falamos com outros para defender nossos interesses nacionais e os direitos do povo”, disse Rohani.

Na reunião do G7, em Biarritz, Trump deu sinais de um possível avanço na crise com o Irã, indicando até um encontro com Rohani.

De acordo com o presidente da França, Emmanuel Macron, a reunião poderá acontecer “nas próximas semanas”. Em sua última coletiva no G7, Trump alegou que “certamente estaria disposto” para uma reunião.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.