Notícias

Irã ameaça deixar acordo nuclear se EUA continuar com sanções

(ANSA) – O presidente do Irã, Hassan Rohani, voltou a atacar o governo dos Estados Unidos nesta terça-feira (15) por conta das sanções econômicas contra o país e disse que pode abandonar o acordo nuclear se a situação persistir.

De acordo com o mandatário, é hora de por fim “às ameaças e sanções” de Washington contra Teerã ou “reativaremos” o nosso programa nuclear “em um hora e em um dia”. Ainda segundo Rohani, o programa atual estaria em um patamar ainda mais avançado do que aquele de 2015, quando o seu governo assinou o pacto com o chamado grupo “5+1”.

No discurso ao Parlamento, o líder destacou que a política de sanções foi o que causou muitos problemas no passado e voltou a acusar Donald Trump de não ser uma pessoa “confiável”.

“Nos últimos meses, o mundo viu que os Estados Unidos, além de romper constantemente seus compromissos no acordo nuclear, têm ignorado outros acordos globais e demostrado aos seus aliados que o governo não é um bom sócio nem um negociador confiável”, atacou Rohani.

Ao tomar posse para seu segundo mandato, no dia 5 de agosto, o representante moderado afirmou que seu governo “jamais violaria” o acordo nuclear firmado com EUA, Grã-Bretanha, França, Rússia Alemanha e China, além da União Europeia, há cerca de dois anos.

No entanto, Rohani destacou que “não permanecerá em silêncio perante as violações feitas pelos EUA”.

Entre outros pontos, o acordo nuclear permite que as sanções econômicas impostas contra o governo iraniano sejam reduzidas ano a ano conforme o pacto é respeitado. No entanto, Trump sempre foi crítico ao acordo, que considerou o “pior do mundo”, e disse que revogaria o documento.

Porém, após uma análise técnica dos termos por sua equipe, Washington precisou admitir que os iranianos estão cumprindo com o que foi assinado e mantiveram o pacto. Mas, como forma de “resposta” aos eleitores, Trump impôs novas sanções contra pessoas ligadas às estatais iranianas – sem que elas tivessem uma relação direta com o programa nuclear.

Todos os outros membros do acordo reprovaram a medida tomada de maneira unilateral pelo governo do republicano.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.