Foto: Wikimedia Commons

(ANSA) – O presidente do Irã, Hassan Rohani, voltou a atacar o governo dos Estados Unidos nesta terça-feira (15) por conta das sanções econômicas contra o país e disse que pode abandonar o acordo nuclear se a situação persistir.

De acordo com o mandatário, é hora de por fim “às ameaças e sanções” de Washington contra Teerã ou “reativaremos” o nosso programa nuclear “em um hora e em um dia”. Ainda segundo Rohani, o programa atual estaria em um patamar ainda mais avançado do que aquele de 2015, quando o seu governo assinou o pacto com o chamado grupo “5+1”.

No discurso ao Parlamento, o líder destacou que a política de sanções foi o que causou muitos problemas no passado e voltou a acusar Donald Trump de não ser uma pessoa “confiável”.

“Nos últimos meses, o mundo viu que os Estados Unidos, além de romper constantemente seus compromissos no acordo nuclear, têm ignorado outros acordos globais e demostrado aos seus aliados que o governo não é um bom sócio nem um negociador confiável”, atacou Rohani.

Ao tomar posse para seu segundo mandato, no dia 5 de agosto, o representante moderado afirmou que seu governo “jamais violaria” o acordo nuclear firmado com EUA, Grã-Bretanha, França, Rússia Alemanha e China, além da União Europeia, há cerca de dois anos.

No entanto, Rohani destacou que “não permanecerá em silêncio perante as violações feitas pelos EUA”.

Entre outros pontos, o acordo nuclear permite que as sanções econômicas impostas contra o governo iraniano sejam reduzidas ano a ano conforme o pacto é respeitado. No entanto, Trump sempre foi crítico ao acordo, que considerou o “pior do mundo”, e disse que revogaria o documento.

Porém, após uma análise técnica dos termos por sua equipe, Washington precisou admitir que os iranianos estão cumprindo com o que foi assinado e mantiveram o pacto. Mas, como forma de “resposta” aos eleitores, Trump impôs novas sanções contra pessoas ligadas às estatais iranianas – sem que elas tivessem uma relação direta com o programa nuclear.

Todos os outros membros do acordo reprovaram a medida tomada de maneira unilateral pelo governo do republicano.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.