Notícias

IPTU em Natal: projeto de lei visa 30% de desconto para quem adotar animal de estimação

A Câmara Municipal de Natal deve analisar nas próximas semanas um Projeto de Lei (PL) para incentivar a adoção de cães e gatos na capital do Estado.

A proposta, de autoria do vereador Anderson Lopes (Solidariedade), prevê a concessão de um desconto de até 30% no IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e na Taxa de Lixo para donos de imóveis que adotarem animais de estimação castrados e vacinados no Centro de Controle de Zoonoses de Natal ou oriundos de entidades protetoras de animais cadastradas junto à prefeitura.

Segundo o projeto, o desconto seria gradativo:

  • 10% para quem adotar animal de pequeno porte
  • 20% para animais de médio porte
  • 30% para animais maiores

O benefício seria válido por até três anos. Para ter acesso, o tutor do animal deverá apresentar anualmente os comprovantes atualizados de vacinação dos cães e gatos. Além disso, todos os pets terão de ser castrados.

Não terão direito ao benefício natalenses que possuam registro de prática de maus-tratos contra animais. Se for comprovado que a pessoa que maltrata teve acesso ao desconto, o município poderá aplicar uma multa de até dez vezes o valor do desconto recebido.

Justificativa para o Projeto

Para o vereador Anderson Lopes, o objetivo da proposta é combater o abandono de animais nas ruas da capital potiguar e a comercialização dos bichinhos.

Uma forma de resgatar esses seres amorosos, mas, hoje, sem esperança de uma família, concomitante a uma redução nos trabalhos hoje exaustivos nos centros que recebem os animais abandonados, bem como, bonificação às famílias que se prestarem a fazer esse ato de solidariedade”, revelou Anderson Lopes.

O vereador diz, ainda, que o projeto de lei tem o objetivo de fazer um controle populacional dos animais.

É salutar destacar que a castração, também, objeto secundário do presente projeto se justifica como forma de controle de reprodução, somada à prevenção de diversas doenças em cães e gatos, além da procriação indesejada. Assim, buscando-se a redução do sofrimento em animais abandonados sujeitos à fome e ao frio de nossas ruas, bem como à união do amor entre seres humanos e animais, ainda como medida de saúde coletiva”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.