Notícias

Interrogatório de Lula na Lava Jato é marcado para setembro

(ANSA) – O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, marcou para o dia 13 de setembro, às 14h, o interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a compra de um terreno e um apartamento em São Bernardo do Campo. Esse será o segundo depoimento de Lula em uma ação da Lava Jato.

De acordo com o anúncio feito nesta quinta-feira (20), o interrogatório deverá ser prestado por videoconferência para evitar os gastos públicos com a segurança do ex-presidente. A defesa do ex-mandatário tem cinco dias para se manifestar sobre o pedido.

“Considerando o havido no interrogatório de Luiz Inácio Lula da Silva na ação penal que acabou envolvendo gastos necessários, mas indesejáveis de recursos públicos com medidas de segurança, diga a Defesa respectiva, em cinco dias, se tem objeções à realização de novo interrogatório do acusado em questão por videoconferência com a Justiça Federal de São Paulo”, escreveu o juiz.

Lula é acusado pelo Ministério Público Federal de ter recebido o terreno e o apartamento como um pagamento de propina da Odebrecht por contratos obtidos com a Petrobras. No terreno seria construída a nova sede do Instituto Lula enquanto o apartamento é vizinho àquele onde o ex-presidente mora. A acusação é de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em uma negociação de R$ 13 milhões.

A defesa sempre negou as acusações e o Instituto alega que “nunca teve outra sede a não ser o sobrado onde funciona até hoje” e que foi adquirido em 1990. Já a construtora se limita a dizer que “colabora com a Justiça”.

Lula foi condenado recentemente na primeira ação a que respondeu na Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a nove anos e meio de prisão. O caso referia-se a uma reforma de uma apartamento tríplex na praia do Guarujá, que teria sido pago com dinheiro de propina. A defesa do ex-presidente recorreu da decisão em segunda instância. (ANSA)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.