Política

Interrogatório de Lula na Lava Jato é marcado para setembro

Foto Paulo Pinto/AGPT

(ANSA) – O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, marcou para o dia 13 de setembro, às 14h, o interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a compra de um terreno e um apartamento em São Bernardo do Campo. Esse será o segundo depoimento de Lula em uma ação da Lava Jato.

De acordo com o anúncio feito nesta quinta-feira (20), o interrogatório deverá ser prestado por videoconferência para evitar os gastos públicos com a segurança do ex-presidente. A defesa do ex-mandatário tem cinco dias para se manifestar sobre o pedido.

“Considerando o havido no interrogatório de Luiz Inácio Lula da Silva na ação penal que acabou envolvendo gastos necessários, mas indesejáveis de recursos públicos com medidas de segurança, diga a Defesa respectiva, em cinco dias, se tem objeções à realização de novo interrogatório do acusado em questão por videoconferência com a Justiça Federal de São Paulo”, escreveu o juiz.

Lula é acusado pelo Ministério Público Federal de ter recebido o terreno e o apartamento como um pagamento de propina da Odebrecht por contratos obtidos com a Petrobras. No terreno seria construída a nova sede do Instituto Lula enquanto o apartamento é vizinho àquele onde o ex-presidente mora. A acusação é de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em uma negociação de R$ 13 milhões.

A defesa sempre negou as acusações e o Instituto alega que “nunca teve outra sede a não ser o sobrado onde funciona até hoje” e que foi adquirido em 1990. Já a construtora se limita a dizer que “colabora com a Justiça”.

Lula foi condenado recentemente na primeira ação a que respondeu na Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a nove anos e meio de prisão. O caso referia-se a uma reforma de uma apartamento tríplex na praia do Guarujá, que teria sido pago com dinheiro de propina. A defesa do ex-presidente recorreu da decisão em segunda instância. (ANSA)

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.