Tecnologia

Inteligência artificial poderá forçar humanos a receber “salário básico universal”

As máquinas estão ficando cada vez mais autônomas e eficazes quando equipadas com inteligência artificial. Esta combinação poderá, em breve, substituir os humanos em vários ramos de trabalho, forçando o governo a pagar-lhes uma “renda básica universal”, de acordo com Elon Musk, empresário com participações nas empresas Paypal, SpaceX e Tesla Motors.

O bilionário explicou que as nossas opções podem ser limitadas no futuro, e isto poderia até mesmo deixar as pessoas com mais tempo para desfrutar suas vidas. Musk disse que os humanos poderão conseguir uma simbiose com a “super-inteligência digital”, a fim de lidar o avanço tecnológico – mas, advertiu que isso pode ser o maior desafio de todos.

Em entrevista à CNBC, o empresário disse que certos empregos, como motorista de caminhão, poderão ser extintos e substituídos por tecnologias automatizadas. O CEO da Tesla apontou como exemplo do avanço os caminhões semi-reboque. Um dia, esses caminhões não precisarão de motoristas, sendo operado de forma autônoma, enquanto um ser humano supervisiona uma frota inteira. Quando surgir um problema, o operador de frota poderia assumir o controle remotamente.

E com as máquinas assumindo a força de trabalho, a renda humana mudaria, exigindo pagamentos universais do governo. “Há uma boa chance de ter que recebermos uma renda básica universal, ou algo parecido, devido à automação,” Musk disse à CNBC.

Musk explicou ainda que algumas pessoas podem ter planos de fazer apenas coisas mais “complexas” e “mais interessantes” e isto irá abrir portas para mais tempo de lazer, disse ele. “E então nós temos que descobrir como podemos integrar-se em um mundo futuro com inteligência artificial avançada”, disse, notando que esta será provavelmente a parte “mais difícil”.

A notícia veio após Musk revelar que todos os carros da Tesla serão equipado com capacidade autônoma completa – incluindo o Modelo 3. Ele afirma que a tecnologia irá em breve permitir a “autonomia completa em todo o caminho de Los Angeles para Nova York”, dizendo que isso seria alcançado “sem a necessidade de um único toque”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.