DestaquesTecnologia

Instagram começa a pedir selfies em vídeo para verificar a identidade de seus usuários

Plataforma já começou a exigir essa medida de segurança de seus novos usuários

O Instagram começou a pedir a alguns de seus usuários que verifiquem sua identidade gravando seus rostos em uma tentativa de reprimir as contas falsas e de spam que assolam sua plataforma.

Conforme o especialista em mídia social Matt Navara publicou em sua conta no Twitter, o Instagram começou a pedir aos usuários que gravassem uma vídeo-selfie virando a cabeça em diferentes posições para confirmar que são pessoas reais.

Milhares de outros usuários também alertaram sobre este novo recurso.

A Meta (antigo Facebook) afirma que a gravação não será visível no Instagram e que será deletada após 30 dias. Além disso, não será usado para “tecnologias de reconhecimento facial ou para coletar dados biométricos”. Ao menos isso é o que afirmam.

Se a mensagem não apareceu para você, é normal, no momento eles estão apenas pedindo para novos usuários e não está totalmente claro se as contas existentes também terão que passar por este procedimento.

Instagram, em busca de evitar contas de spam

A verificação por selfies é uma ferramenta cada vez mais utilizada por serviços ou aplicativos que precisam validar a identidade de um usuário. Em geral, a análise biométrica é usada, mas no Instagram eles dizem que não vão usar essa ferramenta em seu sistema.

O Instagram começou a testar a verificação de selfies há cerca de um ano nos Estados Unidos. Agora parece que está se expandindo para todos os usuários que desejam criar uma nova conta na plataforma. Aqueles que não passarem no teste de segurança não poderão ter um perfil nele.

Meta, a empresa controladora do Instagram, anunciou no início de novembro que deixaria de usar seu sistema de reconhecimento facial e apagaria os dados de mais de 1 bilhão de pessoas que se juntaram por vários anos, embora tenha afirmado que continuaria a trabalhar com essa tecnologia “olhando para o futuro”.

A rede social Facebook começou a usar o reconhecimento facial em 2010, quando ainda era uma tecnologia não utilizada por muitas empresas. Mas recentemente ele teve que desligá-lo devido a preocupações crescentes com a privacidade. O Instagram aparentemente usará uma solução diferente para validar a identidade dos usuários.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo