Notícias

INSS: aplicativo é atualizado e permite prova de vida pelo site

Aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que precisarem acessar a plataforma Meu INSS irão se deparar com um formato novo no aplicativo e na página na internet. Duas mudanças merecem destaque: a confirmação de recebimento de carta de concessão e a prova de vida por biometria. É importante destacar que para acessar esse portal é necessário criar login e senha.

Para Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), a plataforma parece mais funcional e fácil de acessar.

A nova formulação do Meu INSS vai evitar algumas ligações para a Central de Atendimento 135 ao fornecer alguns serviços que antes só estavam nesse canal“, diz Adriane.

Por exemplo, quem recebeu a carta para se aposentar por idade, antes tinha que ligar no 135 para confirmar o recebimento, mas agora pode fazer isso também pelo site.”

Os segurados que tiveram o benefício suspenso ou cessado por falta de prova de vida agora poderão realizar a comprovação pela plataforma.

Como ter acesso a Prova de Vida pelo Meu INSS

Para ter acesso ao serviço, é preciso ter a biometria facial já cadastrada nos bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Departamentos de trânsito (Detrans).

De acordo com a autarquia, ao fazer a prova de vida pelo Meu INSS, o benefício é reativado na hora, sem precisar sair de casa.

Conforme a autarquia, isso evitará que essas pessoas precisem ir ao banco ou a uma agência do INSS para voltar a receber seus pagamentos.

Além de expandir a prova de vida por biometria para esse novo grupo, o Meu INSS também atualizou as mensagens de orientação para quem ainda não pode realizar a prova de vida por biometria. O objetivo é esclarecer ao usuário o que ele deve fazer para conseguir realizar a prova de vida.

Telas diferenciadas no Meu INSS

As telas principais do Meu INSS serão diferenciadas para cada tipo de pessoa: aposentados e pensionistas vão ver em destaque na primeira página informações como número do benefício, tipo de benefício, valor e data prevista para o pagamento.

Como ter acesso a Prova de Vida pelo Meu INSS

A autarquia informa que os serviços em destaque também serão personalizados, mostrando os mais buscados por quem já tem benefício, como carta de concessão e extrato de pagamento, que é o equivalente ao contracheque. Nesse documento estão créditos e descontos feitos no pagamento.

Já quem ainda não têm benefício vai encontrar um ambiente diferente, segundo o INSS. No topo da tela, em destaque, está o simulador de aposentadoria, que permite ao trabalhador conferir quanto tempo falta para pendurar as chuteiras.

Outro documento primordial para quem trabalha é o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Nesse extrato estão entradas e saídas de empresas, recolhimentos e contribuições. Com base nos dados desse documento é concedida a aposentadoria.

Adriane Bramante, chama atenção para a conferência desse cadastro:

“Mesmo com essa facilidade (de acesso ao portal) é importante que o segurado confira se o tempo e o salário de contribuição estejam de acordo com a realidade. Algumas vezes faltam informações no CNIS e o benefício é concedido errado.”

Como fazer o cadastro

O Meu INSS agora está no portal do governo federal, que unifica logins e senhas para o usuário não se perder entre números e senhas. Com isso, todos os acessos são feitos pela plataforma gov.br.

Primeiro é necessário entrar no portal Meu INSS. Em seguida, clique em “Cadastrar senha”, nesse passo o segurado será redirecionado para a página do acesso único. Nessa pagina acesse “Crie sua conta gov.br”. Selecione uma das opções de cadastro (a mais comum é através do CPF), e siga as instruções para criar sua conta gov.br.

Depois de cadastrar a sua senha no portal gov.br, fazer o login no portal Meu INSS é muito simples. Basta acessar o Meu INSS novamente, clicar em “Entrar”, digitar o CPF (se for o caso) e em seguida, “Avançar”. Nesse acesso insira a senha escolhida no momento do cadastro e selecione novamente “Entrar”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.