Notícias

Infância e Juventude: perfil desejado por pretendentes é obstáculo para adoções

A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ) registrou 47 adoções no Rio Grande do Norte no primeiro semestre de 2015. Atualmente, existem 40 crianças e adolescentes aptos à adoção no Estado, segundo informações do novo Cadastro Nacional de Adoção (CNA), o qual aponta ainda a existência de 238 pretendentes à adoção habilitados.

Apesar do número de interessados em adotar superar o número de possíveis adotados, encontrar uma família para essas crianças e adolescentes é um desafio: os pretendentes querem crianças com perfis que nem sempre estão disponíveis à adoção.

O juiz José Dantas de Paiva, coordenador da CEIJ, aponta que a fila da adoção não diminui porque algumas pessoas estabelecem um padrão físico para a escolha, fator que dificulta que crianças diversas do padrão procurado atendam a esses pré-requisitos como cor dos olhos, da pele e cabelos, por exemplo, saiam da relação de espera.

O perfil pretendido é um dos entraves a impedir à adoção, excluindo crianças e adolescentes do direito fundamental à convivência familiar e comunitária. Daí a necessidade de conscientizar as pessoas que desejam adotar que este é sobretudo um ato de amor.

Preferência
O magistrado afirma que o perfil predominante é de pais que buscam uma criança do sexo feminino, branca e recém-nascida. “Esse era o perfil indicado por 90% dos pretendentes à adoção. Houve uma diminuição nos últimos anos, para cerca de 70%, o que foi um avanço, mas ainda predominam essas características”.

O coordenador da CEIJ explica que é feito um trabalho permanente de conscientização dos pretendentes para que haja a possibilidade de êxito na adoção independente do perfil buscado.

Um desses momentos é o curso de preparação para os pretendentes, obrigatório por lei, com carga horária de 40 horas e que tem entre os objetivos fazer da adoção uma decisão madura e consciente. “Além disso, as campanhas de adoção, tanto do poder público quanto de organizações não governamentais, trabalham bastante essa questão dos perfis desejados, para que pessoas diferentes tenham a chance de serem adotadas”.

José Dantas de Paiva destaca a questão da adoção tardia. O juiz lembra ainda que crianças mais velhas demoram mais a serem adotadas, passando até dois anos na fila, mas que a realidade pode ser ainda mais grave. “Uma criança de 7 anos dificilmente será adotada. Ela ficará em uma instituição até que complete os 18 anos”.

Foto: Brasil Post

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.