ColunasWagner Santos

Indústria da construção civil registra crescimento de novos empregos

A construção civil gerou 35.445 novos postos de trabalho com carteira assinada em todo o Brasil no último mês de maio, conforme dados do Novo Caged, divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Foi o melhor desempenho registrado pelo mercado de trabalho formal do setor desde fevereiro de 2022, quando foram criados 39.200 novos empregos.

Segundo a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, nos primeiros cinco meses do ano o setor da construção já gerou 155.507 novos postos de trabalho. “Somente em 2022, o número de trabalhadores no setor já registrou incremento de 6,74%. Isso significa que, enquanto em dezembro/2021 o setor possuía 2,308 milhões de trabalhadores, em maio esse número passou para 2,464 milhões”, destacou.

Os resultados confirmam o bom desempenho do mercado de trabalho do setor, que desde junho de 2020 vem registrando desempenho positivo, com exceção dos meses de dezembro de 2020 e dezembro de 2021.

O saldo de novas vagas geradas pelo setor em maio foi o maior desde fevereiro/2022 (39.200). Ainda de acordo com a economista da CBIC, vale ressaltar que, apesar de a construção responder por 5,9% do total de trabalhadores formais no país, ela foi responsável pela criação de 12,8% das novas vagas criadas em maio/2022.

No setor, a criação de novas vagas continua sendo impulsionada pelos segmentos de Construção de Edifícios e Serviços Especializados para a Construção como o de equipamentos para construção, que, em maio, foram responsáveis por 15.908 e 10.975 novos empregos, respectivamente.
O segmento de obras de infraestrutura também registrou resultado positivo, mas em menor patamar: 8.562 novas vagas.

Também o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) teve alta de 2,81% em junho, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com isso, a taxa acumulada em 12 meses esse índice alcançou 11,75%.

No resultado de junho, o responsável pela alta do INCC-M foi a mão de obra, que subiu de 1,43% para 4,37%. Enquanto o índice de materiais, equipamentos e serviços apresentou pequena redução de 1,55% para 1,40%.

Com informações de Monitor Mercantil

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.